Ouça no Meio-Dia: a alta da inflação e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 8 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um incêndio destruiu uma residência construída em madeira no bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre. O sinistro foi informado ao Corpo de Bombeiros por volta das 6h40 da manhã desta sexta-feira. Conforme a corporação, o imóvel ficava em um terreno onde ficam outras três residências na avenida Veiga. Os Bombeiros conseguiram evitar que as chamas se alastrassem para as outras casas. Dois homens estavam no local quando o fogo iniciou. Um deles ficou ferido por causa das chamas. Um cachorro que estava na residência morreu durante o incêndio. Duas ambulâncias do SAMU foram deslocadas para a ocorrência. As causas do fogo não foram determinadas pelo Corpo de Bombeiros. Uma perícia do Instituto-Geral de Perícias pode ser requisitada para averiguação da origem das chamas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre abriu, nesta sexta-feira, a aplicação do segundo reforço da vacina contra a covid-19, neste caso a terceira dose, para pessoas a partir de 33 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina da Janssen e receberam a segunda dose a pelo menos quatro meses. Esta nova etapa da vacinação segue orientação do Ministério da Saúde, que anunciou o segundo reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos vacinadas com Janssen. Para este público, a Secretaria Municipal da Saúde criou um cronograma escalonado de vacinação. O objetivo é evitar filas nos pontos de vacinação. A imunização segue até o dia 12 de julho, quando será vacinada a população com 18 anos ou mais. A vacinação está disponível em 37 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade e carteira de vacinação. Poderá ser aplicado o imunizante da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. A aplicação do segundo reforço, ou a terceira dose, continua mantida para imunocomprometidos a partir de 18 anos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que mede a inflação oficial do país, acelerou para 0,67% em junho, após alta de 0,47% em maio. O indicador foi divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE. Assim, nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 11,89%, ante os 11,73% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Com o resultado, a inflação anual chega ao décimo mês seguido acima dos dois dígitos. Em 2022, a inflação acumulada é de 5,49%. Em Porto Alegre, o índice de inflação foi de 0,7% em junho e acumula 3,85% desde janeiro. Em 12 meses, o aumento médio dos preços é de 10,68%. O resultado foi influenciado pelo aumento nos preços de alimentos para consumo fora do domicílio, como a refeição e o lanche. Mas todos os grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta de preços em junho. O Banco Central já admitiu oficialmente que, pelo segundo ano seguido, a meta de inflação será descumprida em 2022. A meta de inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional. Para este ano, ela foi estipulada em 3,5% e, para ser cumprida, só pode oscilar entre 2% e 5%.

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, morreu após ter sido baleado durante um comício nesta sexta-feira. Abe foi atingido pelas costas enquanto discursava em um evento político na cidade de Nara e sofreu uma significativa hemorragia interna. Levado imediatamente a um hospital, o ex-primeiro-ministro ainda passou por transfusões de sangue, mas não resistiu. O comício era em apoio a um candidato do Partido Liberal-Democrata nas eleições para a Câmara dos Conselheiros, a câmara alta do Parlamento do Japão, que acontecem no próximo domingo. Um homem, Tetsuya Yamagami, de 41 anos, foi preso no local do atentado. De acordo com a emissora pública NHK, o agressor é um ex-militar das Forças de Autodefesa do Japão e atirou no ex-primeiro-ministro por estar “insatisfeito” com sua conduta política. Ele teria usado uma arma artesanal no ataque. Shinzo Abe foi o premiê mais longevo na história do Japão e governou o país em duas ocasiões: primeiro entre setembro de 2006 e setembro de 2007 e depois entre dezembro de 2012 e setembro de 2020, quando renunciou repentinamente por motivos de saúde. Na época, o líder conservador sofria de colite ulcerosa, doença crônica que causa inflamação no cólon e no reto.

Uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e deixa o tempo instável nesta sexta-feira. O dia já começou com áreas de instabilidade atuando sobre o Rio Grande do Sul. Elas provocaram chuva durante a madrugada e pela manhã em grande parte do território gaúcho. Depois, durante o dia, a nebulosidade predomina na maior parte do Rio Grande do Sul e o ar quente ganha força e deixa o tempo abafado em algumas áreas do Estado, principalmente na Região Noroeste e Região Norte do Estado. Em Porto Alegre, o tempo fica nublado e há previsão de pancadas de chuva, com máxima de 18°C. Em Caxias do Sul, o tempo fica instável, com máxima de 23°C. Já em Pelotas, após uma manhã de frio, o tempo fica nublado e existe a previsão de pancadas de chuva, com máxima de 15°C.