Ouça no Meio-Dia: a renúncia de Boris Johnson e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 7 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A partir desta quinta-feira até o fim de 2022 os postos de combustíveis deverão informar os preços dos combustíveis antes e depois da lei que impôs teto de 17% no ICMS sobre esses produtos. A decisão foi tomada via decreto do presidente Jair Bolsonaro e está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. A intenção da medida é que os consumidores possam comparar os preços de agora com os praticados nesses estabelecimentos em 22 de junho de 2022. Esta data marca o dia anterior à sanção do teto do ICMS. Além dos preços atuais, devem ser informados o valor do ICMS, do PIS/Pasep, do Cofins e do Cide. Não há previsão de punições aos revendedores que não cumprirem a determinação.

O Rio Grande do Sul registrou mais uma morte por dengue. O total de vítimas, segundo os dados da Secretaria Estadual da Saúde chega a 61 em 2022. O número de infecções por dengue este ano se aproxima de 50 mil. Outras 5,8 mil notificações de casos suspeitos estão sendo investigadas. Novo Hamburgo é o município com mais mortes por dengue este ano. São 9 mortes. Igrejinha teve 6 óbitos e Horizontina 5. Em Porto Alegre, 4 pessoas morreram.

Composições da Trensurb tiveram intervalos maiores entre as viagens na manhã desta quinta-feira, no trecho entre as estações Sapucaia do Sul e Unisinos, em São Leopoldo. O motivo é um novo furto de cabos na região. A circulação de trens foi afetada desde as 6h45 da manhã e, ainda, não há previsão de quando o serviço será totalmente restabelecido. O intervalo entre os comboios está em sete minutos no trecho. O normal é de 5 minutos entre as composições. Devido aos danos sofridos no cabeamento, os trens estão com velocidade máxima de 50 quilômetros por hora. O normal no trecho é entre 70 e 90 quilômetros por hora.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, renunciou, nesta quinta-feira, à liderança do Partido Conservador. Como Johson não renunciou ao cargo de premiê, ele permanece no cargo de forma interina até que o Partido Conservador escolha seu sucessor. A decisão ocorre em meio a mais uma crise no governo e à ocorrência de fortes pressões para que Johnson deixasse o cargo. A última crise no governo britânico começou na última terça-feira. Dois ministros deixaram seus cargos devido à uma insatisfação com o modo com que Johnson conduziu um escândalo envolvendo o deputado do Partido Conservador, Chris Pincher. Pincher é acusado de ter apalpado dois homens em um clube privado em Londres. Ele também tem uma série de acusações do mesmo tipo desde 2012. Ainda na terça-feira, um ex-funcionário graduado do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido acusou o gabinete de Boris Johnson de mentir sobre o caso, e disse, também, que Johnson sabia da má-conduta de Pincher antes de nomeá-lo para o cargo. Essa não é a primeira crise enfrentada pelo governo de Johnson, que até pouco tempo tinha de lidar com o caso das festas realizadas na sede de governo no período de isolamento da pandemia. Essa série de escândalos provocou o descontentamento de vários parlamentares. Além disso, mais de 50 pessoas, entre ministros e funcionários de alto escalão, anunciaram que deixam seus cargos ainda nesta semana.

Uma massa de ar quente mantém a temperatura elevada no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Mas existe a previsão de chuva no Estado. O tempo firme predomina no território gaúcho nesta quinta. Porém, o avanço de uma frente fria deixa o tempo instável na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Sul. Pode chover a qualquer hora nessas áreas. Em Uruguaiana e Alegrete, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuva a qualquer momento do dia e máxima de 19°C. Quanto às temperaturas, após uma manhã de frio, a massa de ar quente deixa o dia abafado na Região Central, na Região Noroeste e na Região Norte. Mas, no decorrer do dia, o ar frio avança e traz temperatura mais baixa à noite no Rio Grande do Sul.