Ouça no Meio-Dia: a nomeação de novos servidores no Estado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 5 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Porto Alegre teve quatro homicídios por arma de fogo na noite desta segunda-feira. O primeiro deles ocorreu na rua Wolfram Metzler, no bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital. Uma mulher de 21 anos foi assassinada com disparos de arma de fogo já no fim de noite. Segundo a Polícia Civil, criminosos invadiram a residência onde a mulher estava e atiraram contra ela. A vítima estava grávida de três a quatro meses e não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos. Ela morreu no local. A identificação foi realizada, mas a Polícia Civil não divulga a identidade para não atrapalhar as investigações em curso. Pouco tempo depois, dois homens e uma mulher foram mortos em um ataque a tiros, desta vez na rua Afonso Moacir Cerioli, no bairro Mário Quintana, também na zona norte. Segundo a Polícia Civil, os mortos são dois homens, de 43 e 41 anos, e uma mulher, de 21 anos. O homem de 43 anos chegou a ser encaminhado para atendimento médico pelo SAMU, mas não resistiu e morreu no Hospital Cristo Redentor. As outras duas vítimas morreram no local. As três vítimas teriam sido baleadas por criminosos que passaram em um carro atirando. O veículo não foi identificado. A Polícia Civil investiga o caso. A principal hipótese é que o triplo homicídio e a morte no Rubem Berta estejam relacionados, mas detalhes sobre a investigação não foram fornecidos para não atrapalhar o trabalho dos agentes em campo.

O Governo do Estado homologou os concursos públicos em aberto já concluídos, e anunciou a nomeação de aproximadamente 2,5 mil novos servidores civis e militares. As nomeações foram publicadas na terceira e quarta edições do Diário Oficial desta segunda e incluem os concursos agora homologados e já em vigor. Segundo a Secretaria da Fazenda, a iniciativa estava prevista no Plano de Recuperação Fiscal do Rio Grande do Sul, que entrou em vigor em 1º de julho. As reposições imediatas foram autorizadas pelo Grupo de Assessoramento Especial e a repercussão financeira segue as previsões do Regime de Recuperação Fiscal. Os impactos das nomeações realizadas no primeiro semestre do ano são de R$ 135,2 milhões e de R$ 286,6 milhões nos anos seguintes. O governador Ranolfo Vieira Júnior afirmou que as decisões estão baseadas na necessidade de contratação de quadros em serviços essenciais ao cidadão e em estruturas de apoio transversal da administração pública, viabilizando também a oxigenação das estruturas.

O Dmae comunicou que está esvaziando o Reservatório Mostardeiro, sob as quadras do Parque Tenístico José Montaury, em Porto Alegre. Entre esta terça e a próxima sexta-feira, será feita a lavagem e uma inspeção geral da estrutura do equipamento. Devido a este serviço, nesse período irá ocorrer baixa pressão no abastecimento de água em cerca de 15 bairros de Porto Alegre. Os bairros são: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Moinhos de Vento, Petrópolis, Rio Branco, Santana, Santa Cecília e São João. De acordo com a prefeitura, a programação de serviços no Reservatório Mostardeiro será mantida mesmo que chova.

A internet móvel de quinta geração, a 5G, estreia no Brasil nesta quarta-feira. A ativação será feita em Brasília. Depois da Capital Federal, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, porém ainda sem data prevista. Em um primeiro momento, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais fossem atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. Mas problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 provocaram atrasos no cronograma. Agora, o prazo para o funcionamento do 5G em todas as capitais passou para 29 de setembro. Este lançamento em Brasília servirá como um teste.

O tempo continua instável em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Existe o risco de temporal no Estado. O dia começou com nevoeiro em vários pontos do território gaúcho e com temperaturas elevadas para julho. O tempo fica abafado à tarde em algumas cidades, principalmente na Região Noroeste e Região Norte do Estado. Além disso, o tempo vai ficar úmido na maior parte do Estado. A previsão aponta chuva na Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul. Em Vicente Dutra, o tempo fica firme e o sol aparece entre nuvens nesta terça, com máxima de 30ºC. Já em Rio Grande, o tempo fica bastante úmido e existe a previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Máxima de 17°C. Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens, mas o destaque é a umidade, com máxima de 22°C.