Ouça no Meio-Dia: os óbitos em acidentes de trânsito no Estado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 4 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Ao menos 9 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. A pior ocorrência ocorreu em Constantina, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Um caminhão colidiu de frente em uma van. O veículo de passageiros transportava pacientes que iam realizar consultas médicas em outros municípios da região. Sete pessoas morreram. Entre as vítimas fatais estão um bebê e o motorista da van. A identidade das vítimas não foi informada. O condutor do caminhão ficou ferido. Em outro acidente, duas pessoas morreram após um Chevrolet Monza bater no muro de uma empresa. O caso ocorreu no quilômetro 27 da ERS-239, em Sapiranga. As causas da saída de pista são desconhecidas.

O Ministério da Saúde informou neste domingo que foram confirmados no Brasil, até o momento, 76 casos de monkeypox, a varíola dos macacos. Desse total, dois foram registrados no Rio Grande do Sul. Os demais registros são um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo. O Ministério afirmou, através da Sala de Situação e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, que segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. A varíola dos macacos se espalhou pela Europa e pelos Estados Unidos nos últimos meses, provocando um surto. No Brasil, a doença teve o primeiro caso registrado em 8 de junho. A Organização Mundial da Saúde, porém, afirmou ainda não considerar a situação como uma emergência de saúde de importância internacional. Trata-se de uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas geralmente são febre, gânglios inchados, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares, calafrios e exaustão.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre ampliou a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, ou a quarta dose, para todas as pessoas a partir de 42 anos vacinadas com a terceira dose até 4 de março, ou seja, a pelo menos 4 meses. Para organizar o processo e garantir o acesso de todos, evitando filas, a prefeitura optou por fazer um escalonamento do público. O cronograma tem previsão de término para esta terça-feira, quando será vacinada a população em geral de 40 anos ou mais. A vacinação está disponível em 36 Unidades de Saúde, além do Shopping João Pessoa. Para receber a dose da vacina, é necessário apresentar documento de identidade e carteira de vacinação. Profissionais de saúde também devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe.

O Sine Municipal de Porto Alegre tem 1.826 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego nesta semana. Entre os destaques desta semana estão 280 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência em diversas áreas. Além destas vagas, no setor de construção civil, o maior número de vagas são 121 para carpinteiro, 125 para montador de estruturas metálicas e 76 para pedreiro. Também são destaque 100 vagas para motofretista. A agência fica localizada na avenida Sepúlveda, esquina com a Mauá, no Centro Histórico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para evitar filas. O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Mais informações podem ser obtidas também pelo e-mail [email protected].

O Rio Grande do Sul terá uma segunda-feira de tempo dividido. A atuação de dois sistemas deve provocar situações opostas em território gaúcho. Existe a possibilidade de pancadas fortes de chuva e até temporais isolados na fronteira do Sul gaúcho com o Uruguai. No Sul, a baixa pressão deve dar origem a nuvens de chuva que, na terça, formarão uma nova frente fria. No Norte, o vento quente aumenta as temperaturas e “empurra” a umidade para o centro do Estado e, também, para a fronteira com o Uruguai. Nesta segunda-feira, existe previsão de chuva isolada, com momentos até de melhoria, na Fronteira Oeste, região Central, Campanha, Vales do Taquari e Rio Pardo, região metropolitana, Costa Doce e região Sul do Rio Grande do Sul. Nas regiões Noroeste, Norte, da Serra e parte do Litoral Norte, o tempo segue aberto, com alguma nebulosidade. As temperaturas se elevam por causa do vento quente. Máxima de 24°C em Passo Fundo. Na Campanha e no Sul do Estado, existe a possibilidade de temporais isolados. Em Bagé, que está na rota da chuva, as precipitações podem alcançar os 30 milímetros ao longo do dia. Máxima de 20°C em Bagé e Pelotas. Santa Maria, que vai ficar no meio do caminho entre a chuva com frio e o sol com calor, deve ter dia nublado com chuva. Na cidade da Região Central a máxima é de 25ºC.