Ouça no Meio-Dia: o sepultamento do tesoureiro do PT e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 11 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Será sepultado nesta segunda-feira Marcelo Aloizio de Arruda, que era guarda municipal e tesoureiro do PT, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele foi baleado em um ataque promovido por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro, que invadiu a festa de 50 anos da vítima e atirou contra ela. De acordo com boletim de ocorrência, o policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho passou pelo local da festa de carro, acompanhado da esposa e de um bebê, e começou a gritar “Aqui é Bolsonaro” e outras frases de apoio ao presidente. O bolsonarista foi embora e, cerca de vinte minutos depois, voltou sozinho e atirou duas vezes contra Arruda. O guarda municipal conseguiu revidar e balear o agressor. De acordo com testemunhas, ninguém na festa conhecia Guaranho e ele foi ao local sem ser convidado. O corpo da vítima está sendo velado no Ginásio Sebastião Flor, no Centro de Foz do Iguaçu. Marcelo será sepultado às 14h desta segunda-feira, no Cemitério Jardim São Paulo, na mesma cidade. Guaranho está internado em um hospital. Ele está sendo custodiado pela Polícia Militar do Paraná. A Polícia Civil deve pedir a prisão dele assim que for concedida alta médica.

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu a aplicação do segundo reforço da vacina contra a covid-19, neste caso a terceira dose, para pessoas a partir de 30 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina da Janssen e receberam a segunda dose a pelo menos quatro meses. O cronograma criado pela prefeitura para evitar filas chega à população com 18 anos ou mais no dia 12 de julho. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade e carteira de vacinação. A vacinação irá ocorrer em 37 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. Poderá ser aplicado o imunizante da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. A aplicação do segundo reforço, ou a terceira dose, continua mantida para imunocomprometidos a partir de 18 anos.

Um homem foi detido pela Brigada Militar na Avenida Borges de Medeiros, próximo ao Viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre, por realizar disparo de arma de fogo e fazer ameaças. O caso ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira. Imagens mostram a hora em que o detido grita e aponta a arma para a própria cabeça enquanto caminha na avenida. A Brigada Militar cercou o local e rendeu o homem momentos depois. No momento em que recebia atendimento, o homem chegou a escapar da ambulância, mas voltou a ser contido em seguida. Depois, o trânsito ficou bloqueado na região até o fim da madrugada.

O Sine Municipal de Porto Alegre faz a intermediação, a partir desta segunda-feira, de 2.093 vagas de emprego disponíveis no sistema. Para retirar a carta de encaminhamento de entrevista de emprego, a pessoa interessada deve comparecer à unidade da avenida Sepúlveda, esquina com Mauá, no Centro Histórico, das 8h às 17h. Segundo a prefeitura, entre os destaques desta semana estão 349 vagas exclusivas para pessoas com deficiência em diversas áreas. No setor de construção civil, estão cadastrados 131 postos de trabalho para carpinteiro, 125 para montador de estruturas metálicas e 121para pedreiro. Também são destaque 200  vagas para operador de telemarketing receptivo e 72 para motofretista. É possível retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Informações podem ser obtidas também pelo e-mail [email protected].

Uma frente fria vai atingir todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Ela provocará ventos fortes e chuvas no Estado. O dia começou com temperatura amena, mas à tarde fará mais calor, deixando o tempo abafado, principalmente na Região Norte do Estado. Depois, ao longo do dia, as áreas de instabilidade provocam o aumento de nuvens, provocando chuva e vento forte na Região Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste. Nas outras regiões, haverá aumento da nebulosidade a partir da tarde. Na terça-feira, uma massa de ar polar avança sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, a formação de um ciclone extratropical irá provocar ventania de até 90 km/h no Estado. O prognóstico aponta ventania na Região Sul, na Região Central, na Região Metropolitana, na Serra, nos Litorais Sul e Norte, além da Região Norte.