Olívio Dutra será candidato ao Senado pela federação PT, PCdoB e PV

A candidatura foi lançada em evento na sede do PT (Partido dos Trabalhadores), em Porto Alegre. 

Foto: Rafael Stedile / Partido dos Trabalhadores, Divulgação

O ex-governador Olívio Dutra será candidato a vaga de Senador pelo Rio Grande do Sul. A candidatura foi lançada em evento na sede do PT (Partido dos Trabalhadores), em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (25).

O nome de Olívio já vinha sendo cogitado, e a proposta ganhou corpo nos últimos dias. Uma conversa, neste final de semana, entre Olívio, o pré-candidato ao governo do Estado, Edegar Pretto, e o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado federal Paulo Pimenta, definiu a entrada na chapa majoritária.

Olívio falou sobre o objetivo da proposta inovadora de formar um mandato coletivo ao Senado, com participação ativa dos três integrantes (senador, 1º e 2º suplentes). Neste caso, o titular usa a prerrogativa de parlamentar eleito, mas as decisões e resoluções serão tomadas com os demais membros, que também vão assumir a titularidade por meio de um rodízio.

“Há de ser um mandato que represente esse conjunto de forças, mas que tenha unidade num ideário. Nós temos muito o que conversar sobre essa engenharia do mandato coletivo, mas haveremos de tê-lo e praticá-lo. Não podemos fazer um discurso e depois termos uma prática diferente”, ressaltou o candidato a senador.

O anúncio foi realizado pela federação formada pelo PT, PCdoB e PV. A ideia é que o mandato seja coletivo, ou seja, dividindo espaço com os dois suplentes a que a vaga de senador tem direito. A federação, no entanto, não divulgou o nome dos suplentes. Eles serão divulgados durante a convenção partidária marcada para o próximo domingo, dia 31 de julho, em Porto Alegre

Olívio de Oliveira Dutra tem 81 anos. É missioneiro nascido em Bossoroca. Foi casado por 54 anos com Judite Dutra, que morreu em maio deste ano. Trabalhou como bancário no Banrisul e foi presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Além de ter sido governador do Rio Grande do Sul entre 1999 e 2002, Olívio Dutra foi prefeito de Porto Alegre entre 1989 e 1992 e ministro das Cidades entre 2003-2005. Em 2014, foi candidato ao Senado Federal pelo RS.