Motorista de caminhão é flagrado dormindo ao volante na BR-392, em Caçapava do Sul

O motorista assinou um termo circunstanciado de ocorrência e irá responder em liberdade pelo crime de direção perigosa.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal flagraram um motorista de um caminhão dormindo ao volante na BR-392, em Caçapava do Sul, nesta terça-feira (26).

O policiais, que transitavam em uma viatura da PRF logo atrás do veículo, registraram o caminhão invadindo a pista contrária e também o acostamento da rodovia (confira no vídeo). O condutor foi abordado.

Segundo a PRF, ele informou aos policiais que havia dormido na direção. Ele fez o teste do bafômetro e não foi constatada a ingestão de álcool.

 

O tacógrafo (registrador de velocidade e de tempo) do caminhão não estava funcionando, motivo pelo qual o condutor não conseguiu comprovar a quanto tempo ele estava dirigindo e se havia descansado.

O Código de Trânsito Brasileiro obriga que os motoristas profissionais do transporte de cargas descansem no mínimo onze horas a cada 24h de trabalho.

Segundo a PRF, O motorista, de 57 anos, assinou um termo circunstanciado de ocorrência e irá responder em liberdade pelo crime de direção perigosa.

Ele foi multado por dirigir na contramão, por estar com o exame toxicológico vencido, por não comprovar o tempo de direção e descanso e por estar com o tacógrafo defeituoso.

O veículo foi retido até que o motorista cumprisse o descanso obrigatório ou apresentasse outro condutor.

Foto: Divulgação/PRF