Massa de ar polar avança e derruba temperaturas e sol volta a predominar no Rio Grande do Sul neste domingo

Não há mais previsão de chuva. Dia começa com temperaturas baixas e vai fazer mais frio assim que anoitecer.

Uma nova massa de ar polar vai avançar pelo Rio Grande do Sul neste domingo (17), fazendo o tempo virar novamente no Estado. Não há previsão de chuvas, mas volta a fazer frio em todas as regiões gaúchas.

Neste domingo, as áreas de instabilidade associadas a uma frente fria, vão se afastando do território gaúcho. Na madrugada, ainda podem ocorrer pancadas de chuva no Norte, Serra e Leste do Estado. Mas, aos poucos, a nebulosidade diminui e sol volta a brilhar em todo o RS.

Há previsão de geada na Campanha, no Sul e na região Central, regiões onde as nuvens de chuva já se afastam. O vento muda de lado e passa a soprar do quadrante sul, trazendo ar polar.

A tarde será de temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e Santa Rosa, o termômetro não passa dos 17°C. Em Santa Maria, faz 16°C e em Passo Fundo, 14°C.

As mínimas, no entanto, devem ser registradas no domingo à noite, quando o tempo sem nebulosidade vai ajudar a dissipar o breve aquecimento causado pelo sol. Mínimas de 5°C em cidades da fronteira com o Uruguai, como Uruguaiana, Santana do Livramento e Bagé. Já em Rio Grande, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul o dia termina com 7°C.

O prognóstico indica que o tempo firme deve continuar até, pelo menos, quarta-feira em grande parte do Rio Grande do Sul. As temperaturas vão subindo dia após dia. Chuva generalizada deve ocorrer no Estado só na sexta-feira da semana que vem.