Julho começa com frio e geada no Rio Grande do Sul

O amanhecer desta sexta-feira (1º) de julho foi de frio e geada em grande parte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o dia começou com 8°C e nevoeiro em vários pontos da cidade. A sensação térmica foi de 7,9°C.

Embora não tenha sido registrada temperatura negativa nas estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), nenhuma cidade monitorada teve mínima maior que 10°C. Estações particulares podem ter identificado temperaturas menores.

As menores temperaturas foram registradas em Serafina Corrêa, com 1,4°C; Vacaria, com 2,4°C; e em Canela, com 2,7°C. São José dos Ausentes teve 3,7°C, enquanto Cambará do Sul 3,9°C.

Na região Sul do Brasil, a menor temperatura foi registrada em General Colombo, no Paraná, com -1,8°C, segundo os dados do INMET.

Mas o tempo firme e frio não deve durar muito no Rio Grande do Sul. Uma nova frente fria vai avançar sobre o território gaúcho a partir de sábado (2), espalhando nebulosidade e chuva sobre o Rio Grande do Sul.

A temperatura também vai cair no Estado. Conforme a Climatempo, a massa de ar frio de origem polar que vem junto com essa frente fria tem intensidade moderada.