INMET emite alertas para risco de temporal no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Rio Grande do Sul recebeu três alertas: dois alertas amarelos de tempestade e um alerta laranja de tempestade.

O avanço de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul deve deixar o tempo instável nesta quinta-feira (28). Por causa da previsão de chuva forte e de temporal no Estado, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu três avisos para o RS. Dois deles são de cor amarela, para risco moderado de tempestade e, o outro, da cor laranja, para risco elevado para tempestade (veja no mapa abaixo).

Conforme o INMET, há possibilidade de chuvas intensas em todo o Rio Grande do Sul. No entanto, a faixa leste é a que tem maior potencial para tempestade e volume de chuva.

Para a região que pega parte da Campanha, a partir de Candiota, toda a região Sul, a Costa Doce e parte da região metropolitana, está em vigência o alerta laranja de tempestade. O INMET adverte possibilidade de chuva forte, com ventos, rajadas de vento, queda de raios e até granizo. Por isso, há possibilidade de transtornos para a população, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O aviso é válido até as 23h da noite desta quinta-feira, podendo ter sua vigência alterada.

Na Campanha, parte do Centro do Estado e Fronteira Oeste, está em vigência desde as 6h da manhã um alerta amarelo para tempestade. Há possibilidade de chuva moderada, rajadas de vento e queda pontual de granizo. Há risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Para as regiões Noroeste, Norte, região dos Vales, Serra, Litoral Norte e parte da região Central, o alerta para temporais na cor amarela entra em vigência às 16h. As condições também devem ser de chuva moderada, com ventos e possibilidade de queda de granizo.