Homem morre após ser baleado em caçada de javalis em Cachoeira do Sul

Um homem morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo em Cachoeira do Sul, na região Central do Estado. A vítima teria sido atingida por um disparo acidental durante a madrugada deste sábado (30) durante uma caçada a javalis.

Quatro homens estavam na localidade de Piquiri, no interior do município, fazendo caça do animal exótico. Foi quando um deles fez um disparo de espingarda calibre 16 em direção a um desses animais. No entanto, o tiro acabou atingindo um dos seus amigos de caçada.

Edenir Freitas dos Santos, 44 anos, conhecido como Barranco, chegou a ser socorrido com vida. No entanto, ele não resistiu ao ferimento causado pelo disparo e morreu durante atendimento médico no HCB (Hospital de Caridade e Beneficiência), de Cachoeira do Sul.

Em depoimento, o autor do disparo afirmou que não havia luminosidade suficiente e que não percebeu que o amigo estava na linha de tiro. A versão foi corroborada por outros dois caçadores, dentre eles um irmão da vítima, de 47 anos.

Os três foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Cachoeira do Sul para registro de ocorrência e tomada de depoimento. No local, o autor do disparo teve a prisão em flagrante delito por homicídio culposo, quando não há intenção de causar morte, lavrada pela delegada responsável pelo plantão. O homem foi encaminhado ao Presídio de Cachoeira do Sul.

Os outros dois indivídos tiveram a prisão em flagrante delito. No entanto, foram liberados após o pagamento de multa de R$ 800. Diligências foram realizadas até o local onde estava sendo realizada a caça dos javalis. Duas espingardas calibre 20 e outras duas calibre 16, 20 cartuchos deflagrados e outros nove intactos foram apreendidos.

O velório de Edenir está marcado para começar na noite deste sábado, em Santana da Boa Vista, de onde ele era natural. O sepultamento está marcado para as 9h da manhã de domingo, no cemitério da localidade de Serra dos Vargas, no interior do município.