Fasc inicia mutirões do Cadastro Único na quinta-feira em Porto alegre

Na Capital, das 127 mil famílias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral

A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) inicia uma série de mutirões em Porto Alegre. O objetivo é que as pessoas com dados desatualizados no sistema do Cadastro Único, o CadÚnico, não percam seus direitos.

A atualização de dados das famílias inseridas no Sistema do Cadastro Único entre 2016 e 2017 está acontecendo em todo o Brasil. Na Capital, das 127 mil famílias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral.

De acordo com a Normativa Nº3 do Governo Federal, as famílias com a última atualização entre 2016 e 2017 devem regularizar a situação cadastral até 12 de agosto de 2022. Para consultar a situação, basta acessar o site do Ministério da Cidadania: cadunico.dataprev.gov.br.

Leia mais notícias sobre Porto Alegre

Primeira ação

Nesta quinta-feira (21), ocorre a primeira ação, no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte. Cada mutirão vai atender apenas pessoas que residem nos bairros de abrangência das regiões. Os outros mutirões serão realizados no sábado (23), e na terça-feira (26). Detalhes abaixo.

A Prefeitura destaca que é importante estar com documentos originais, como CPF ou título de eleitor do responsável familiar, maior de 16 anos, e documento de identificação de todos os componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de Trabalho ou título de eleitor ou certidão de nascimento ou certidão de casamento). Também pede-se para levar comprovante de residência, preferencialmente.

Atendimento em outros locais

Além desta ação, a Fasc ampliou o horário de atendimento na Unidade do Cadastro Único, localizada na SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), na avenida João Pessoa, 1105. Desde segunda-feira (18), o local funciona das 8h às 19h30, sem fechar ao meio-dia.

Também está disponível atendimento no Sine Municipal, na av. Sepúlveda esquina com a Mauá, no Centro Histórico, das 8h às 17h e no Vida Centro Humanístico, av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi, das 8h às 17h.

Calendário dos mutirões

Quinta-feira, 21 de julho, das 8h às 17h

Escola Municipal Infantil Nova Gleba, na rua Guido Alberto Werlang, (ao lado do nº 747, bairro Santa Rosa de Lima). Região CRAS Santa Rosa: serão atendidos os moradores dos bairros Santa Rosa de Lima e Rubem Berta.

Sábado, 23 de julho, das 8h às 14h

Escola Infantil Marista Tia Juçara, na rua Santa Rita de Cássia, nº 90, Ilha dos Marinheiros. Região CRAS Ilhas: serão atendidos os moradores das seguintes localidades do bairro Arquipélago: Ilha dos Marinheiros, Ilha das Flores, Ilha da Pintada, Pavão, Lages, Pólvora, Pombas, GPA, Serafim, Lobisomem e Lima.

Terça-feira, 26 de julho, das 8h às 17h

Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Macedo de Araújo, rua Saul Constantino, nº 100, Morro da Cruz, Vila São José. Região CRAS Partenon: serão atendidos os moradores dos bairros Partenon, Agronomia, Santo Antônio, Vila São José, Cel. Aparício Borges e São João.