Escola da Ospa promove recital gratuito com obras de Vivaldi e Bottesini

A apresentação acontece na Sala de Recitais da Casa da Ospa, em Porto Alegre.

Foto: Mauricio Paz/Divulgação

 

Os alunos da Escola de Música da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) têm a oportunidade de mostrar o trabalho de um semestre inteiro dedicado ao aprendizado e à prática da música de concerto.

Esse é o mote da apresentação, que acontece na próxima quarta-feira (13), às 19h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa, em Porto Alegre.

Os alunos do conservatório interpretam obras dos mais diversos gêneros, de compositores como Antonio Vivaldi e Giovanni Bottesini. O evento é presencial e gratuito.

Do barroco ao repertório do século XX, cinco alunos apresentam o programa deste recital. Os músicos passam por compositores eternizados na história da música de concerto, a exemplo do francês Édouard Lalo (1823 – 1891), que terá o primeiro movimento da ‘‘Sinfonia Espanhola’’ interpretado pela violinista Júlia Vieira.

Em seguida, Felipe Schütz, ao contrabaixo, interpreta excertos de ‘‘Mélodie’’ de Giovanni Bottesini (1821 – 1889). ‘‘Concerto para Trompete’’ de Alexander Arutiunian (1920 – 2012) fica a cargo do trompetista Moizes Cunha. Ao fagote, Sophia Kwiatkowski executa o ‘‘Concerto em Dó Menor RV. 480’,’ de Antonio Vivaldi (1678 – 1741).

O desfecho do repertório é o primeiro movimento do ‘‘Concerto para Oboé, Op. 7’’, da compositora Clémence de Grandval (1828 – 1907), apresentado pela oboísta Ana Carolina Tomazi.

O professor André Carrara, que acompanhará os alunos ao piano, ressalta que os recitais para o público externo são uma grande oportunidade para os alunos que se destacam no semestre.

“A saída do ambiente escolar é fundamental na formação do aluno, porque impõe, naturalmente, uma situação de maior expectativa, de concentração, assim como de controle emocional’’, disse.

Serviço

Recital de Alunos da Escola de Música da Ospa

Quando: 13 de julho de 2022, quarta-feira, às 19h.

Onde: Sala de Recitais da Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.

Estacionamento: gratuito, no local.

Ingresso: entrada franca