Defesa Civil de Porto Alegre alerta para possibilidade de temporal

Mais cedo, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de tempestade para a região metropolitana.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta para a possibilidade de temporal na cidade nesta quinta-feira (28). Mais cedo, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de tempestade para a região metropolitana. O alerta é causado pelo avanço de uma nova frente fria, que deve trazer chuva e temporais para o Estado.

Conforme o órgão de proteção civil, a cidade pode ter temporais isolados, com chuva forte (volumes entre 10 a 30 milímetros), rajadas de vento entre 40 e 60 quilômetros por hora, eventual queda de granizo e descargas elétricas. O evento poderá começar na tarde desta quinta-feira (28), e se estender até a sexta-feira (29), pela manhã.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta. Em caso de tempestade, a orientação é procurar abrigo em local seguro e não enfrentar o tempo instável.

Deve ser evitado permanecer perto de postes de energia elétrica, árvores e placas de sinalização e publicitárias. Também não se deve entrar em alagamentos. Observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica durante os temporais.

A Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergência), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).