Canal da SES orienta sobre doenças respiratórias em crianças

Ao entrar em contato pelo canal, a pessoa ouve uma mensagem gravada com orientações e dúvidas frequentes.

Compartilhe:

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) e o TelessaúdeRS, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mantêm um canal de comunicação com a população, por meio do número 0800-6453308, para oferecer orientações sobre doenças respiratórias em crianças.

Ao entrar em contato por telefone, a pessoa ouve uma mensagem gravada com orientações e dúvidas frequentes. O serviço está disponível 24 horas por dia.

Diferentemente dos outros serviços de telemedicina oferecidos pela plataforma, que são destinados a tirar dúvidas dos profissionais da saúde, a teleorientação é aberta à população geral.

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, a ideia é oferecer um serviço gratuito que auxilie pais ou cuidadores de crianças a aliviar a ansiedade que surge quando elas apresentam algum sintoma respiratório.

“Por meio dessa orientação, os cuidadores podem saber se é um caso de levar logo para uma emergência, se há possibilidade de aguardar ou mesmo se é um caso de ficar em observação em casa, por exemplo”, disse.

O objetivo desse serviço é evitar a lotação de emergências e encaminhar as pessoas para os lugares certos e na hora certa.

Foto: Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF

Compartilhe: