Brasil soma mais de 200 casos confirmados de varíola dos macacos

No Rio Grande do Sul, segue a contagem de três casos. Dois deles são de moradores de Porto Alegre e, o terceiro, de Uruguaiana.

Compartilhe:

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total foi contabilizado pela Agência Brasil, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde registra 218 casos confirmados da doença, enquanto a Secretaria de Saúde do Rio informa que registrou mais um caso de varíola dos macacos no estado.

Segundo o ministério, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

A pasta informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).

Casos no Rio Grande do Sul

No sábado, foi confirmado o terceiro caso da varíola dos macacos no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher de 52 anos, residente de Uruguaiana, na Fronteira Oeste.

Ela recentemente esteve em Portugal, Espanha e França, países com transmissão comunitária declarada da doença. A mulher procurou por atendimento médico após apresentar sintomas semelhantes aos da doença.

A paciente já não apresenta sintomas e não está mais em isolamento desde o início de julho, pois a doença não está mais em fase de transmissão. “A paciente encontra-se saudável e os seus contatos foram monitorados, não apresentando sintomas”, informou a  Prefeitura de Uruguaiana.

Os outros dois casos da varíola dos macacos foram registrados em Porto Alegre.


Compartilhe: