Após abrir 2 a 0, Juventude cede empate ao Coritiba no Campeonato Brasileiro

Agora, a equipe jaconera tem 12 pontos e está a 6 pontos do Ceará, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

O Juventude empatou em 2 a 2 com o Coritiba neste domingo (10), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. A partida foi válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Paulo Henrique, nos primeiros minutos de partida, e Ricardo Bueno, de pênalti, fizeram os gols do Juventude. Léo Gamalho e Adrián Martínez fizeram para o Coxa.

O Juventude foi a campo tentando reencontrar o caminho das vitórias. O último resultado positivo havia sido no dia 5 de junho, no 1 a 0 contra o Fluminense no Alfredo Jaconi. Para dar fim à série de maus resultados, Louzer optou por ir a campo com Moraes, Paulo Henrique e Edinho. Com isso, William Matheus, Capixaba e Chico perderam a titularidade.

E a torcida da equipe de Caxias do Sul viu um Juventude diferente. Corajoso e disposto a vencer. Além de ter marcado logo no início, os jaconeros tocavam bem a bola e nunca desistiram de ir ao ataque na etapa inicial.

Neste contexto, o Juventude conseguiu o 2 a 0 na primeira etapa e, em seguida, soube segurar a equipe de casa, que foi com tudo atrás de se recuperar na partida.

Porém, na etapa final, o que se viu foi de retorno aos maus momentos da equipe gaúcha. O segundo tempo já começou com gol do Coxa, aos 7. Gol de Léo Gamalho. Mais tarde veio o empate com Adrián Martínez.

Primeiro tempo

O Ju ficou à frente do placar logo nos primeiros minutos. Aos 4, Ricardo Bueno cabeceou na trave após cruzamento de Rodrigo Soares. Na volta, Moraes concluiu novamente e Rafael William defendeu. No rebote, Paulo Henrique colocou nas redes.

O Coritiba tentou uma reação imediata e conseguiu uma conclusão com Alef Manga. Mas a bola desviou em Jean e foi a escanteio.

Mesmo jogando na casa adversária, o Juventude era ousado. Procurava, de forma arriscada, sair jogando desde a defesa, utilizando inclusive o goleiro César para a troca de passes. Em uma dessas jogadas, aos 17, pressionado, o Ju errou o passe e a bola ficou para Igor Paixão, mas ele mandou por cima do gol.

Além da saída trabalhada na defesa, o Ju não desistia de ir ao ataque. No meio da primeira etapa, a partida era equilibrada.

Aos 31, a coragem do Juventude foi premiada. Em nova participação de Paulo Henrique, o autor do primeiro gol do jogo deu um passe que passou em frente à meta do Coritiba. No lance, Henrique derrubou Ricardo Bueno. Após checagem do VAR, o árbitro marcou pênalti. Bueno cobrou e ampliou para os jaconeros.

Os minutos finais foram de pressão do Coritiba. No entanto, o Ju soube suportar a pressão da equipe paranaense.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com vantagem do Coxa. Aos 7. Igor Paixão lançou, Léo Gamalho superou a marcação e cabeceou para o gol. Descontou o Coritiba.

O segundo tempo transcorria bastante disputado, sem vantagem evidente de nenhuma das equipes. Até que, aos 32, Adrián Martínez fez para o Coxa. Ele dominou na área e bateu para o gol. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

O Juventude tentou se recuperar na partida. Os minutos finais foram de chances de parte a parte. Mas não houve tempo para mais nada.

Situação e próximo jogo

Com o resultado, o Ju permanece no Z-4 do Campeonato Brasileiro. Agora, a equipe jaconera tem 12 pontos e está a 6 pontos do Ceará, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O próximo jogo do Ju pelo Brasileirão é contra o Goiás. A partida será realizada no domingo (17), no Alfredo Jaconi, às 11h.

Escalações

Coritiba

Rafael William; Matheus Alexandre (Natanael), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro (Egídio); Willian Farias, Galarza (Régis) e Fabrício (Adrián Martínez); Igor Paixão, Léo Gamalho e Alef Manga (José Hugo) – 4-3-3- Técnico: Gustavo Morínigo

Juventude

César; Rodrigo Soares, Thalisson Kelven, Rafael Forster e Moraes Jr.; Jean, Jadson (Darlan) e Paulo Henrique (Guilherme Parede), Edinho (Capixaba); Óscar Ruiz (Chico); Ricardo Bueno (Vitor Gabriel) – 4-5-1- Técnico: Umberto Louzer

Arbitragem

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliar: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Auxiliar: Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)