Porto Alegre amplia vacinação contra gripe a todas as pessoas a partir de 6 meses nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (6), a imunização estará aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. 

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a vacinação contra a gripe na cidade. A partir desta segunda-feira (6), a imunização estará aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

A vacina está disponível em 124 unidades de saúde. A tabela com os endereços de todas as unidades de saúde com aplicação pode ser acessada por este link. Outra opção é a unidade móvel que estará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glenio Peres, no Centro Histórico.

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos.

A vacina da gripe pode ser feita de forma concomitante com outras vacinas pela maioria das pessoas. Apenas as crianças em idade para receber a vacina contra a Covid-19 devem respeitar o intervalo mínimo entre as doses das duas vacinas. Quem teve Covid-19 deve aguardar 28 dias a partir do início dos sintomas ou da coleta do teste de Covid-19 para receber a vacina.

Sintomas leves, comuns no inverno, como coriza, obstrução nasal ou tosse não contraindicam a vacinação. Apenas pessoas com febre não têm indicação para serem vacinadas, devendo aguardar a melhora do quadro clínico.