Rodoviária de Porto Alegre recebe ação de combate ao tráfico de drogas

O objetivo da "Operação Narco Brasil" principal é reprimir delitos relacionados ao tráfico de entorpecentes. 

Foto: SD RUFATO E SD CRISTINA / Brigada Militar

As forças de Segurança do Estado deflagram a partir dessa semana uma série de ações integradas para o combate ao tráfico de drogas no Rio Grande do Sul. O objetivo da “Operação Narco Brasil” principal é reprimir delitos relacionados ao tráfico de entorpecentes.

As ações ocorrem em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, a Senad. Trata-se também de uma alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho.

A primeira ação foi desencadeada no início da manhã desta segunda-feira, na Estação Rodoviária de Porto Alegre, com a participação de 55 policiais e 16 viaturas, além de cães farejadores. O efetivo realizou abordagens e fiscalizações nas áreas de embarque e desembarque.

O ponto de grande circulação de pessoas é considerado estratégico para a repressão ao tráfico por ser frequentemente utilizado como rota de saída de entorpecentes para o Interior e para outros Estados, bem como para o ingresso de drogas distribuídas a quadrilhas da Capital e Região Metropolitana.

“A união de esforços já uma marca do exitoso trabalho desenvolvido pelas forças de segurança gaúchas por meio do Programa RS Seguro, que tem a integração, a inteligência e o investimento qualificado como premissa. Sem dúvida, portanto, a articulação das nossas vinculadas na Operação Narco Brasil é mais um movimento para intensificar a repressão ao tráfico, ao qual estão relacionadas cerca de 80% das mortes violentas no Estado. Juntos somos mais fortes para proporcionar uma sociedade mais segura”, afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa.

Outras ações de fiscalização, barreiras, abordagens e cumprimento de mandados estão previstos para a sequência da operação em todo o Rio Grande do Sul. Também deverá ocorrer uma atividade de incineração de drogas recolhidas ao longo do ano.