Quinze trabalhadores mantidos em condições de trabalho análogas à escravidão são resgatados em Canoas

Veículo onde eles foram encontrados já era procurado por suspeita de transportar trabalhadores em regime análogo ao de escravidão.

Quinze trabalhadores mantidos sob regime análogo ao de escravidão foram resgatados em uma ação da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O caso ocorreu na manhã de sábado, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Conforme a PRF, o ônibus foi abordado durante uma fiscalização por estar em condições precárias de conservação. Durante uma revista, os policiais identificaram que o veículo transportava os passageiros em péssimas condições, sem assentos.

Veículo já era procurado por suspeita de transportar trabalhadores em regime análogo ao de escravidão. Foto: PRF / Divulgação

De acordo com as vítimas, pessoas de Alvorada e região, entre elas dois jovens de 15 e 16 anos, eram convencidas a vender massa de arear panelas nas ruas de várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, porém sem nenhum direito trabalhista, nem condições mínimas de higiene e saúde.

Durante os deslocamentos, os trabalhadores tinham que ficar sentados ou deitados em colchões sobre o assoalho ou sobre bancadas ao longo do corredor. Além disso, veículo estava em péssimas condições de higiene, com colchões, roupas, alimentos e produtos espalhados por todo canto.

Diante da situação, a equipe aprofundou a fiscalização e descobriu que já havia um pedido do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina à PRF. O órgão queria uma fiscalização do tal veículo e identicar ocupantes, já que havia uma denúncia de transporte de trabalhadores em situação análoga à escravidão.

O condutor, o ajudante e todos os 15 trabalhadores foram encaminhados à Polícia Federal, em Porto Alegre, para registro da ocorrência. O ônibus foi removido por mau estado de conservação e 160 quilos de massa de arear panelas recolhidos pela vigilância sanitária, já que não possuíam registro e licença nos órgãos sanitários.