Próximos dias serão marcados por umidade e ciclone provocará chuva e vento no RS

Um ciclone extratropical próximo ao Litoral, manterá a chuva e provocará fortes rajadas de vento no Rio Grande do Sul.

Os próximos dias serão marcados por umidade, chuva e frio no Rio Grande do Sul. É o que aponta o boletim meteorológico divulgado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Nesta sexta-feira (3), a massa de ar seco e frio predomina no Rio Grande do Sul. No sábado (4) e domingo (5), a propagação de uma área de baixa pressão provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, segundo o boletim.

Na segunda (6) e terça-feira (7), o deslocamento de um sistema frontal, associado a um ciclone extratropical próximo ao Litoral, manterá a chuva e provocará fortes rajadas de vento.

“Com valores entre 60 e 80 km/h, que poderão alcançar 100 km/h, principalmente nos setores Leste e Nordeste”, adverte a Seapdr.

Conforme o boletim, na quarta-feira (8), o ingresso de ar seco e frio afastará a nebulosidade e provocará novo declínio das temperaturas.

Segundo a Seapdr, os totais de volume de chuva esperados deverão oscilar entre 15 e 40 mm na Campanha, Serra e Região Sul, e inferiores a 10 mm nas áreas mais próximas da fronteira com o Uruguai.

Na Metade Norte, os volumes serão mais elevados e oscilarão entre 60 e 90 mm na maioria das regiões, podendo superar 120 mm em vários municípios gaúchos.

Além da Seapdr, o boletim foi elabora pela a Emater/RS-Ascar e o Irga.