Porto Alegre oferece serviços para comunidade LGBTQIA+ nesta quinta no Largo Glênio Peres

Diversos parceiros que atuam junto à proteção e defesa da comunidade estarão reunidos no Largo Glênio Peres, nesta quinta-feira (30), das 10h às 16h

A Prefeitura de Porto Alegre programou duas ações em alusão ao mês junho, que celebra o orgulho LGBTQIA+. Diversos parceiros que atuam junto à proteção e defesa da comunidade estarão reunidos no Largo Glênio Peres, nesta quinta-feira (30), das 10h às 16h. As atividades foram planejadas pela Coordenação de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Representantes da Delegacia de Combate à Intolerância e do Ministério Público vão tirar dúvidas sobre os direitos das pessoas que sofrem preconceito sexual ou de gênero. Além disso, o salão de beleza Esmalteria vai fazer pintura artística em quem quiser marcar na pele o apoio à luta contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+.

Outro serviço será oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde. Ela irá realizar a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe. Também em relação à saúde, a unidade móvel Fique Sabendo vai fazer testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Leia mais notícias sobre Prefeitura de Porto Alegre

Parada de Luta

As atividades do mês do orgulho LGBTQIA+ encerram no domingo (3) com a Parada de Luta. Ela começa ao meio-dia na Redenção e, às 15h30, inicia o deslocamento até a Orla do Gasômetro.,

E essa manifestação acontecer na Capital é significativo. Isso porque, de acordo com uma pesquisa publicada pelo IBGE em maio de 2022, Porto Alegre é a capital com o maior número de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, com 5,1%.

Na mesma pesquisa consta que, no Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Esta foi a primeira vez que esse dado é coletado entre a população brasileira e, na avaliação do IBGE, ainda pode estar subnotificado.