Porto Alegre abre inscrições para concurso para Guarda Municipal

Ao todo, são 32 vagas para cargo de provimento efetivo, além de cadastro reserva

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria de Administração e Patrimônio, abriu concurso público para Guarda Civil Municipal. O edital foi publicado em edição extra do Diário Oficial do município. Ao todo, são 32 vagas para cargo de provimento efetivo, além de cadastro reserva. Destas, seis foram reservadas para pessoas afrodescendentes e três para pessoas com deficiência.

As inscrições ocorrem a partir desta terça-feira (28) até as 17h do dia 27 de julho, neste link. Os candidatos devem ter no máximo 25 anos até a data da inscrição. O patamar é o mesmo utilizado para ingresso na Brigada Militar.

Para aqueles candidatos com dificuldade de acesso à internet, haverá posto de inscrição na sede da Fundação La Salle, responsável pela organização do concurso público. O endereço da entidade é av. Getúlio Vargas, nº 5558, Sala 105, no Centro de Canoas. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Os requisitos mínimos exigidos para participar são ensino médio completo e Carteira de Habilitação categoria “B”. A taxa de inscrição é de R$ 98,72. O salário base é de R$ 1.398,50, para 30 horas semanais. A esse valor se soma à gratificação por risco de vida de 30% sobre o vencimento inicial, além do auxílio alimentação.

Caso seja de necessidade da Administração, os aprovados poderão ser convocados para cumprirem Regime de Tempo Integral, de 40 horas semanais. Uma vez que isso ocorra, haverá acréscimo de 50% do valor inicial do vencimento.

Leia mais notícias sobre Porto Alegre
Leia mais notícias sobre empregos

Como é o processo

O concurso é dividido em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório. Na primeira etapa, prevista para 25 de outubro, serão aplicadas as provas objetivas. Na segunda etapa, serão realizados os testes de aptidão física; na terceira etapa, ocorrem os exames de aptidão psicológica e, por fim, serão realizados os testes de tiro.

A prova objetiva terá 60 perguntas, divididas por disciplina: 20 questões de Língua Portuguesa, 20 de Legislação, 10 de raciocínio lógico e mais 10 de Informática. O candidato terá o tempo máximo de quatro horas para realizar a prova objetiva e preencher a grade de respostas. Na prova de aptidão física, serão aplicados testes de abdominais, flexão, barra, salto em altura e corrida.