Ouça no Meio-Dia: os avisos do Sistema 3As para as Regiões Covid e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 30 de junho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O governo do Estado emitiu, pela quinta vez consecutiva, Avisos para todas as 21 regiões no Sistema 3As de Monitoramento, que gerencia a pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul. De acordo com o governo do Estado, na semana, a média móvel de casos confirmados apresentou um aumento de 16,4%. Com isso, a incidência semanal de casos no Rio Grande do Sul é de 224 por 100 mil habitantes. Além disso, de acordo com o monitoramento feito pelas equipes do Grupo de Trabalho Saúde, na semana foram registrados 118 óbitos por covid-19, uma média de 16,9 por dia, representando um aumento de 9,3% em relação à média da semana anterior. Porém, na comparação com a semana passada, houve diminuição, entre casos suspeitos e confirmados, no número de internados, no número de internados em leitos clínicos, assim como no de internados em UTIs. Esses dados ocorrem no contexto do anúncio da Secretaria Estadual da Saúde, que oficializou o encerramento dos leitos de UTI adulto do SUS exclusivos para pacientes com covid-19 no Estado. O fim dessas unidades ocorreu por decisão do governo federal e estava previsto para 31 de dezembro de 2021. Porém, foi adiado duas vezes devido à chegada da variante Ômicron. Devido a esse quadro, o Estado reforça a importância de a população buscar a dose de reforço e a segunda dose da vacina contra covid-19. Cerca de 80% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário completo, ou seja, com as duas doses realizadas. Porém, apenas 55,4% tomaram a dose de reforço.

Em Porto Alegre, a prefeitura abriu a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, ou a quarta dose, para todas as pessoas a partir de 46 anos vacinadas com a terceira dose até 1º de março, ou seja, a pelo menos quatro meses. O cronograma de aplicação da segunda dose de reforço segue até o dia 5 de julho, quando será vacinada a população de 40 anos ou mais. A vacinação está disponível em 36 unidades de saúde além do Shopping João Pessoa. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade e carteira de vacinação. Profissionais de saúde também devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe.

Uma operação desencadeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes tem desdobramentos no Rio Grande do Sul. A “Operação Luz na Infância”, que chega a sua 9ª edição, ocorre também em outros 11 Estados e seis países. A operação é realizada pelas polícias civis de 13 estados. No Rio Grande do Sul são cumpridas ordens judiciais contra um alvo. A Polícia Civil gaúcha não informou, até o fechamento desta edição do Meio-Dia, detalhes da operação no Estado. Ao todo, são cumpridos 163 mandados de busca e apreensão, com emprego de mais de 800 policiais.

O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal abriu um procedimento para analisar as acusações de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. O procedimento é classificado como “notícia de fato”. Na última terça-feira, o Site Metrópoles trouxe denúncias de cinco funcionárias da Caixa, que relataram atitudes inapropriadas de Guimarães. Após as denúncias virem à tona, o então presidente da Caixa comunicou nesta quarta-feira um pedido de demissão em carta ao presidente Jair Bolsonaro, onde negou as acusações. Agora, as acusações serão analisadas pelo procurador Paulo Neto para ver se o caso é de competência do órgão. Caso seja, as denúncias serão investigadas em um inquérito civil, que irá apurar a conduta de assédio sexual no trabalho.

Uma massa de ar seco de origem polar vai predominar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Após uma manhã de bastante frio, o sol vai predominar ao longo do dia, com máximas de 17ºC em Porto Alegre e Viamão, 18ºC em Santa Rosa, e 15ºC em Bagé. Na sexta-feira, o tempo firme predomina durante a maior parte do dia, com gradual elevação das temperaturas, em função dos ventos que sopram do quadrante norte. A partir da noite, áreas de instabilidade avançam pelo extremo sul do estado, com risco de temporais isolados. No sábado, a tendência é que as chuvas atuem em pontos isolados do Rio Grande do Sul, devido à aproximação de uma frente fria.


Compartilhe: