Ouça no Meio-Dia: o início com chuva do inverno e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 21 de junho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O primeiro dia do inverno será marcado por tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. Uma nova frente fria atua sobre o Estado desde a madrugada. As áreas de instabilidade irão provocar chuva no Rio Grande do Sul. Já havia alerta do Instituto Nacional de Meteorologia para chuva forte e de temporais, pela madrugada e pela manhã, na Fronteira Oeste, na Região Noroeste, na Região Central e no Norte do Estado. Ao longo do dia, a nebulosidade vai predominar no Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva pelo território gaúcho. As temperaturas continuam semelhantes às dos últimos dias, com máximas abaixo dos 20ºC em todo o Estado. Na quarta-feira, a área de baixa pressão avança em direção ao estado e mantém a chance de temporais na metade norte, com acumulados elevados entre o Centro, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte. A tendência é que as instabilidades sigam atuando sobre o Rio Grande do Sul na quinta-feira.

O presidente Jair Bolsonaro homologou, nesta segunda-feira, o plano de recuperação fiscal do Rio Grande do Sul. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Esta era a etapa que faltava para que o Estado pudesse aderir ao Regime, que trata-se de um acordo do governo do Estado com o governo federal para parcelar a dívida com a União em troca de medidas orçamentárias, como Desestatização, Reforma da Previdência, Redução dos incentivos fiscais, Reforma do regime jurídico dos servidores estaduais e Teto de gastos estaduais. O Rio Grande do Sul já se beneficiava da suspensão do pagamento da dívida com a União desde fevereiro. Agora, com a homologação, o governo do Estado reestrutura a antiga dívida com União, cujo pagamento, suspenso por decisão liminar entre julho de 2017 e fevereiro de 2022, será retomado gradualmente. A quitação integral está prevista para janeiro de 2031. De acordo com o plano, após 2030, o Estado já teria recursos para pagar a parcela integral da dívida, que nesse momento já ultrapassa o valor de R$ 75 bilhões.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, ou quarta dose, da vacina contra a Covid-19 na cidade. A partir desta terça-feira, podem ser imunizados todos os profissionais de saúde a partir de 50 anos que receberam a terceira dose até 21 de fevereiro, ou seja, há pelo menos quatro meses. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, carteira de vacinação e comprovante de vínculo com o conselho de classe. A aplicação da quarta dose em pessoas a partir de 57 anos também será mantida. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos ocorre em 26 unidades de saúde, nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza. A unidade móvel estará em frente à Escola Piaui-Caic, no bairro Nonoai, das 9h às 15h. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 27 locais: no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde, seis delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Por fim, a vacinação contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A unidade móvel, que estará em frente à Escola Piaui-Caic das 9h às 15h, e o ônibus do Fique Sabendo, estacionado no Largo Glênio Peres das 9h às 16h, também aplicarão a vacina contra a gripe.

Dois homens foram encontrados mortos dentro de um carro no bairro Villa Bella, em Marau, na Região Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Polícia Civil, os dois eram funcionários da secretaria de Cidade, Segurança e Trânsito da Prefeitura de Marau, e se deslocavam para o trabalho quando o crime aconteceu. Ainda segundo a polícia, as vítimas foram identificadas como Marlon Milina Fernandes, de 22 anos, e João Elói Ribeiro de Moraes, de 50. A Brigada Militar foi chamada por moradores que passavam pelo local e perceberam as vítimas dentro do veículo. A polícia ainda não sabe o que teria motivado o duplo homicídio, mas descartou a hipótese de latrocínio. A Polícia Civil está investigando o caso.

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, o DNIT, informou que a BR-116 terá estreitamento de uma das pistas no trecho de São Leopoldo, no Vale do Sinos, a partir desta terça-feira. A restrição de tráfego se deve à colocação das pré-lajes da ponte sobre a várzea do rio dos Sinos, no km 246, sentido Capital/interior. Segundo o Departamento, em caso de chuva forte, as atividades serão paralisadas até que as condições climáticas sejam favoráveis ao içamento das peças. A ação integra as obras do Lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária do segmento da BR-116/RS localizado entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.