Ouça no Meio-Dia: a renúncia do presidente da Petrobras e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 20 de junho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Hospital São Lucas da PUC-RS está recrutando voluntários interessados em participar de um estudo para elaboração de uma vacina contra a dengue. No estado, serão selecionadas 700 pessoas de 18 a 59 anos. Uma condição é estar saudável e não ser gestante, além de ainda não ter contraído a doença. Para solicitar vaga na pesquisa, é preciso preencher um formulário, disponível na internet. Mais informações podem ser obtidas em horário comercial pelos telefones (51) 3320-3260 e (51) 3320-5610, do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital São Lucas. A fórmula em estudo agora é de dose única, e a expectativa é de que seja incluída no calendário do SUS até 2024. Neste ano, o Rio Grande do Sul já soma 56 mortes, de acordo com a atualização mais recente da Secretaria Estadual da Saúde, divulgada na última sexta-feira.

Era aguardada para esta segunda-feira, a oficialização pelo Ministério da Saúde da ampliação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 40 anos. Até então, a recomendação desta etapa da imunização atendia o público com 50 anos ou mais. O Ministério da Saúde avalia também a ampliação da quarta dose para todos os adultos. Segundo a pasta, porém, essa medida ainda depende de conclusões técnicas. Em Porto Alegre, a quarta dose está disponível ainda para pessoas de 57 anos. Na Capital, a abertura para mais faixas etárias depende da quantidade de doses em estoque. Além disso, devido ao grande número de pessoas pertencentes a esse público, a Prefeitura achou necessário realizar um escalonamento. Além do público de 57 anos ou mais, adolescentes de 12 anos já podem receber a terceira dose em Porto Alegre. Para este público, a terceira dose está disponível para quem recebeu a segunda dose da Coronavac ou da Pfizer até 20 de fevereiro, ou seja, há mais de quatro meses.

Um incêndio atingiu parte do prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Polisinos, em São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre. O fato ocorreu no bairro Rio Branco na noite de domingo. Ninguém ficou ferido. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma sala utilizada como depósito de madeira e gesso. No local ficavam objetos como mesas, classes e livros. As salas de aula não foram afetadas. Mesmo com o ocorrido, as aulas desta segunda-feira estão mantidas. Uma perícia estava prevista ainda para a manhã desta segunda. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

A Petrobras informou, nesta segunda-feira, que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da Estatal. Coelho foi nomeado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro no início de abril, mas acabou demitido menos de dois meses depois. No mesmo informativo, a companhia afirmou que a nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora. A renúncia ocorre em um contexto de pressão após mais um anúncio de reajuste de preços de combustíveis. Com a proximidade das eleições de outubro, o Presidente Bolsonaro e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chegaram a falar em uma abertura de CPI para investigar a empresa. José Mauro Ferreira Coelho foi o terceiro presidente da Petrobras no governo Bolsonaro. Foi o segundo menor período de gestão da empresa desde o fim da ditadura militar.

O tempo vai continuar firme sobre o Estado nesta segunda-feira. No entanto, novas áreas de instabilidade vão trazer chuva para o Rio Grande do Sul a partir da terça-feira. Conforme a previsão, após uma manhã ainda de frio, no período da tarde as temperaturas voltam a se elevar. Depois, a partir do início da noite, uma área de baixa pressão sobre a Argentina favorece o retorno das instabilidades em áreas da fronteira Oeste. Na terça-feira, as instabilidades se espalham sobre todas as regiões, com risco de chuva forte e acumulados pontualmente elevados na Campanha e na metade Norte do Estado. As temperaturas variam pouco ao longo do dia, por conta da nebulosidade. A tendência é que as chuvas sigam atuando ao longo da semana.