Ouça no Meio-Dia: o caso do jornalista e do indigenista desaparecidos no Amazonas e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 13 de junho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Alessandra Sampaio, a esposa do jornalista britânico Dom Phillips, disse nesta segunda-feira que os corpos do marido e do indigenista Bruno Pereira foram encontrados. A informação consta no Portal G1. Até o fechamento desta edição do meio-dia, a Polícia Federal no Amazonas negava categoricamente a localização dos corpos de Dom e Bruno. A associação indígena que denunciou os desaparecimentos também não confirmou a localização dos corpos. Segundo Alessandra, ela recebeu uma ligação da Polícia Federal, que confirmou a localização de dois corpos, mas dizendo que ainda era necessária a perícia para que a identificação pudesse ser feita. Bruno e Dom estão desaparecidos há mais de uma semana na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Eles foram vistos pela última vez em 5 de junho ao chegarem a uma localidade chamada comunidade São Rafael. De lá, eles partiram para Atalaia do Norte, mas não chegaram ao destino.

Um acidente entre três veículos deixou duas pessoas mortas e três feridos, na noite de domingo, na BR-285, em Entre-Ijuís, nas Missões. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela Polícia Rodoviária Federal. As vítimas fatais foram os dois ocupantes de um Uno, com placas de São Miguel das Missões. Elas tinham 31 e 36 anos e não tiveram os nomes divulgados. Um dos feridos foi o motorista de uma caminhonete Amarok emplacada em Santo Augusto. Ele foi encaminhado ao Hospital Santo Ângelo. Os outros dois feridos eram os ocupantes de um terceiro veículo envolvido no acidente, um Ágile com placa de Santo Ângelo. Eles tiveram lesões leves.

O Ministério da Saúde confirmou, na noite deste domingo, o primeiro caso de varíola dos macacos no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o paciente é um homem de 51 anos, de Porto Alegre, que veio de Portugal. O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos e apresenta quadro clínico estável. O caso estava em monitoramento desde o dia 27 de maio. A Secretaria Estadual da Saúde disse que o resultado foi confirmado laboratorialmente por RT-PCR pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo. Com a confirmação, o Brasil registra três casos da doença.

O Dmae realiza trabalhos na área das obras da avenida Tronco, no Centro Histórico e no bairro Cascata, na zona sul de Porto Alegre. Em função dos serviços, alguns bairros vão ficar sem o abastecimento de água ao longo desta semana. Hoje, a substituição de adutora no recalque da Estação de Bombeamento 1º de Maio na Av. Prof. Oscar Pereira, vai desabastecer o Belém Velho e o Cascata. A previsão é normalizar até a noite. Amanhã, a partir das 9h, será realizada a interligação de adutoras nas esquinas das ruas Vigário José Inácio e Dr. Flores, com tubulações já existentes nos dois pontos. Para a execução dos serviços, a partir das 8h, parte dos bairros Bom Fim, Centro Histórico, Floresta e Independência poderão ter desabastecimento devido às intervenções. A previsão é de normalizar o abastecimento durante a noite de terça. Por fim, na quarta-feira, a partir das 8h30, parte dos bairros Medianeira e Santa Tereza terão o abastecimento suspenso para a execução da interligação de adutora na av. Moab Caldas, 25. A previsão também é restabelecer o fornecimento de água à noite. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a programação poderá ter alterações por motivos técnicos ou climáticos.

Uma massa de ar seco e frio predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Hoje pela manhã, houve registro de geada no Estado. Situação que deve ocorrer também nesta terça-feira. Nesta segunda, o tempo seco e frio predomina no Estado. Não há previsão de chuva no Rio Grande do Sul. Em algumas áreas o ar vai ficar bastante seco e gelado, principalmente na Fronteira Oeste, Região Central e Região Noroeste. Além disso, o sol vai aparecer em quase todo o Estado. Amanhã, a área de alta pressão atmosférica continua mantendo o tempo firme em todas as áreas do território gaúcho, e as temperaturas, tanto da manhã quanto da tarde, se elevam, devido à mudança dos ventos do quadrante norte. A tendência é que as instabilidades retornem ao estado na quinta-feira.