Ouça no Meio-Dia: as três pessoas mortas em ataque a tiros em Santa Maria e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 06 de junho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Três pessoas morreram baleadas, na madrugada desta segunda-feira, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo a polícia, o caso ocorreu pouco depois da meia-noite. Conforme a Brigada Militar, o crime ocorreu no bairro Noal. Quatro jovens, entre 22 e 29 anos, foram até uma residência na Travessa da Chaminé. Um homem armado saiu da residência em frente onde o carro havia parado e fez vários disparos de arma de fogo. Três dos quatro ocupantes foram baleados. O passageiro mais novo, de 22 anos, assumiu a direção e conseguiu dirigir até um posto de combustíveis, onde pediu ajuda. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Universitário de Santa Maria, mas não resistiram aos ferimentos. As vítimas foram identificadas como Bianka Escobar Melo, de 26 anos, Angelo dos Santos Parcianello, de 29 anos, e Marcos Vinicius Souza Machado, de 26 anos. O sobrevivente, que não ficou ferido, foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde prestou depoimento. A investigação ainda desconhece a motivação do crime, mas acredita que a circunstância do ataque a tiros tenha sido uma emboscada. O suspeito teria fugido a pé e ainda não foi localizado. A Polícia Civil investiga o caso.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a vacinação contra a gripe na cidade. A partir desta segunda-feira, a imunização estará aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A vacina está disponível em 124 unidades de saúde. Outra opção é a unidade móvel que estará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glenio Peres, no Centro Histórico. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. A vacina da gripe pode ser feita de forma concomitante com outras vacinas pela maioria das pessoas. Apenas as crianças em idade para receber a vacina contra a Covid-19 devem respeitar o intervalo mínimo entre as doses das duas vacinas. Quem teve Covid-19 deve aguardar 28 dias a partir do início dos sintomas ou da coleta do teste de Covid-19 para receber a vacina. Sintomas leves, comuns no inverno, como coriza, obstrução nasal ou tosse não contraindicam a vacinação. Apenas pessoas com febre não têm indicação para serem vacinadas, devendo aguardar a melhora do quadro clínico.

Mais de 1.400 vagas de emprego estão cadastradas na unidade do Sine Municipal de Porto Alegre. O maior número de vagas é para operador de telemarketing receptivo com 250 postos de trabalho. Para os técnicos de fibra óptica são 148 novas vagas. Na área da construção civil, os destaques são 75 oportunidades para pedreiro, 71 para carpinteiro de obras, 60 para eletricista e 54 de ajudante de obras. A unidade do Sine Municipal fica na Sepúlveda, esquina com Mauá, no Centro Histórico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para evitar filas. O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Informações podem ser obtidas também pelo e-mail [email protected].

O Brasil gerou 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril deste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Assim, o resultado líquido, ou seja, contratações menos demissões, de vagas formais em abril aponta melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 89,5 mil empregos. Porém, no acumulado dos primeiros quatro meses do ano o número de empregos formais criados é menor do que o registrado em 2021. Até abril deste ano foram 770,6 mil vagas de emprego formal contra 894,7 mil do ano passado. Além disso, no mesmo período de 2020, foram fechadas 947,8 mil vagas com carteira assinada no país. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e não incluem os trabalhadores informais. Por isso, não podem ser comparados com índices divulgados recentemente pelo IBGE. Segundo o IBGE, 11,3 milhões brasileiros se encontram sem ocupação.

O avanço de uma frente fria mantém o tempo instável em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Existe o risco de temporais isolados e volumes pontualmente elevados em várias regiões gaúchas. O sistema de baixa pressão se desloca pelo oceano, mas deve favorecer a formação de nuvens de chuva sobre o Estado. As precipitações mais fortes estão previstas para a região da Campanha, Central, região dos Vales e região Metropolitana de Porto Alegre. Ao longo do dia, as chuvas se espalham para as demais áreas da metade Norte, com os acumulados mais expressivos entre o Noroeste e o Norte gaúcho. As temperaturas não devem variar muito por causa do tempo instável. Na terça-feira uma área de baixa pressão se desenvolve sobre o estado e as instabilidades voltam a se intensificar na metade Norte, com risco de chuva forte e acumulados expressivos entre o Noroeste e o Nordeste. Já na quarta-feira, a tendência é que o tempo volte a ficar firme na maioria das regiões.