PIB do Estado tem queda de 3,8% no primeiro trimestre de 2022

A retração do PIB do Estado no período foi puxada pelas baixas observadas na Agropecuária e na Indústria. Já os Serviços tiveram variação positiva

A economia do Rio Grande do Sul registrou queda de 3,8% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com os últimos três meses de 2021. Os resultados do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado foram divulgados em videoconferência nesta terça-feira. A exposição foi realizada pelo DEE/SPGG (Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão).

A retração do PIB do Estado no período foi puxada pelas baixas observadas na Agropecuária e na Indústria. Já os Serviços tiveram variação positiva.

O governo atribui à estiagem como causa da redução. Para a chefe da Divisão de Análise Econômica do DEE/SPGG e responsável pela elaboração do PIB, Vanessa Sulzbach, “o ano de 2022 se iniciou com uma severa seca no Estado, que já se reflete nos dados do primeiro trimestre e se estenderá para os resultados do segundo trimestre deste ano”, diz.

Agropecuária e Indústria

Na agropecuária, houve queda de 28,1% no primeiro trimestre na comparação com os três meses anteriores. Já na comparação do primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior, o setor já registra os primeiros impactos da estiagem, com queda de 41,1%. Todas as principais culturas agrícolas sofreram com a falta de chuva: soja (-53,5%), milho (-31,1%), uva (-23,4%), fumo (-15,0%) e arroz (-10,6%).

Na indústria, a retração foi de 1,4% nos três primeiros meses do ano em relação ao trimestre anterior. O desempenho da Indústria de Transformação, a mais representativa indústria do Estado, com queda de 1,8%, e do segmento de Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, com -1,6%, foram os responsáveis pela baixa. Já em relação aos três primeiros meses de 2021, a baixa foi de 1,9%

Para Sulzbach, “as bases de comparação mais altas, tanto do quarto trimestre do ano passado quanto do primeiro, ajudam a explicar as variações negativas na margem e na comparação trimestral, sobretudo no caso da agropecuária e da indústria”, explica.

Serviços em alta

Nos Serviços houve alta de 0,3% no primeiro trimestre comparado ao trimestre anterior. O Comércio apresentou baixa de 2%. Por outro lado, Outros Serviços cresceram 0,8%, Atividades imobiliárias subiram 1,3% e Transportes, armazenagem e correio tiveram incremento de 1%. Na relação com o mesmo período do ano passado, a alta é de 3,7%, mesmo percentual do setor no país.

Sulzbach diz que o setor de serviços tem se mantido estável. “Mesmo em meio ao cenário de inflação alta e juros em elevação, com manutenção da recuperação do segmento de Outros serviços, duramente afetados pela pandemia, e de Transporte, armazenagem e correio”, afirmou

Comparação com o País

No Brasil, no primeiro trimestre, o PIB apresentou alta de 1,0%. Isso na mesma base de comparação.

Já comparado ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB também registrou queda, de 4,7%, no Estado. No Brasil, para se ter uma ideia, houve alta no período foi de 1,7%.

Por fim, no acumulado em quatro trimestres, o PIB do Rio Grande do Sul apresentou expansão de 7,6%, enquanto no país a economia teve crescimento de 4,7% no mesmo período.