PIB cresce 1% no primeiro trimestre no Brasil, abaixo das expectativas do mercado

O PIB brasileiro cresceu 1% no 1º trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE. Na comparação com o mesmo trimestre de 2021, o avanço foi de 1,7%. Ao todo, o PIB chegou a R$ 2,249 trilhões.

Este é o terceiro resultado positivo, depois do recuo de 0,2% no segundo trimestre de 2021. O IBGE destacou que, com esse resultado, o PIB está 1,6% acima do patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, e 1,7% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, registrado no primeiro trimestre de 2014. O nível está próximo do registrado no primeiro trimestre de 2015.

A aceleração foi impulsionada pelo setor de serviços, com alta de 1%. Este setor foi o mais impactado pela pandemia e tem o maior peso na economia. Além disso, os serviços ainda têm encontrado espaço para recuperar o nível de atividade pré-Covid, apesar dos impactos da inflação e dos juros altos.

Nos outros setores, houve queda de 0,9% na agropecuária e 0,1% na indústria. No que diz respeito às despesas, o consumo das famílias cresceu 0,7% e o do governo subiu 0,1%. Já os investimentos tiveram queda -3,5%.