Líder da Otan alerta que guerra na Ucrânia pode “durar anos”

Em entrevista ao jornal alemão Bild, o norueguês disse que a aliança não pode diminuir seu apoio a Kiev, “mesmo que o preço seja alto”

Compartilhe:

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, alertou que a guerra na Ucrânia pode durar “anos”.

Em entrevista ao jornal alemão Bild, o norueguês disse que a aliança não pode diminuir seu apoio a Kiev, “mesmo que o preço seja alto”, inclusive com o aumento dos custos de bens alimentares e de energia.

“Devemos estar preparados para que isso dure anos”, afirmou Stoltenberg, acrescentando que o encarecimento de comidas e combustíveis não é comparável ao preço pago diariamente pelos ucranianos na linha de frente.

“Com mais armas modernas, a probabilidade de que a Ucrânia seja capaz de derrotar as tropas de Putin no Donbass aumentaria”, ressaltou o secretário-geral da Otan.

O Donbass é formado pelas províncias de Donetsk e Lugansk, que são palcos de conflitos separatistas desde 2014 e hoje estão majoritariamente sob controle da Rússia.


Compartilhe: