IPCA-15 sobe 0,69% em junho e atinge 12,04% em 12 meses

O item que mais pesou na taxa do mês foi plano de saúde, mas todos os segmentos pesquisados tiveram altas em junho.

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15), de junho foi 0,69%. O índice, que é considerado a prévia da inflação oficial do país, é 0,10 ponto percentual acima da taxa de maio.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o item que mais pesou na taxa do mês foi plano de saúde, com alta de 2,99%. Mas todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em junho.

O maior impacto veio dos Transportes, que desaceleraram em relação a maio. A maior variação veio de Vestuário, seguido por Saúde e cuidados pessoais. O grupo Habitação, que havia registrado queda no mês anterior, subiu em junho.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,65% e, em 12 meses, de 12,04%. O número está abaixo dos 12,20% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Porém, com o resultado de junho, já são 10 meses seguidos com a inflação anual acima dos dois dígitos.

Além disso, mesmo com a desaceleração no acumulado dos últimos 12 meses, o índice ainda está acima do teto da meta oficial para a inflação. Neste ano, a meta é de 3,5%. A margem é de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.