Grêmio comunica acordo com STJD sobre denúncia de cânticos discriminatórios

Além de pagar uma multa, o Grêmio vai ter de realizar ações de conscientização na Arena.

O Grêmio comunicou nesta terça-feira (28) um acordo firmado com o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), em relação à denúncia por cânticos discriminatórios proferidos pela torcida na partida com o Cruzeiro, ainda em maio, na Arena Independência, pela 6ª rodada da Série B.

Com o acordo, o Grêmio não irá a julgamento no STJD, como havia sido previsto em função da discordância com o valor da multa.

“O deferimento foi concedido nesta terça-feira, 28, pelo Auditor Relator Maurício Neves Fonseca após o aceite da Procuradoria em reduzir o valor da multa, atendendo o pleito do Grêmio, defendido pelo advogado do departamento de futebol, Jorge Petersen”, disse o clube em nota.

O Grêmio não aceitou a proposta inicial por discordar do valor da multa indicada pela Procuradoria, que sugeriu valores iguais aos apontados para o Cruzeiro.

“O Grêmio entendeu que as situações foram distintas, já que a torcida do clube mineiro proferiu cinco vezes cânticos e gritos de cunho homofóbicos e envolvendo maior quantidade de pessoas. Por outro lado, o Grêmio foi denunciado em função de uma única manifestação proferida por um pequeno grupo de torcedores”, disse o clube gremista.

Ações

Alémmulta no valor de R$ 10 mil , o acordo também prevê ações de conscientização e combate à LGTfobia a partir da próxima partida na Arena, contra o Náutico, dia 8 de julho.

“Porém, por iniciativa do Grêmio e do Clube de Todos, projeto gremista que institiu políticas de inclusão e de conscientização contra atos de intolerância e de discriminação racial, ações de conscientização e alusivas ao Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ serão implementadas na partida desta terça, contra o Londrina para marcar a data e reforçar o posicionamento do Tricolor em relação ao tema”, informou o clube.

De acordo com o Grêmio, o patch da partida, que estará fixado na camisa dos atletas, terá uma arte com a frase do movimento.

“Dentro de campo, as bandeirinhas de escanteio estarão com as cores do movimento LGBTQIA+, assim como a braçadeira de capitão do zagueiro Pedro Geromel será alusiva à data”, comunicou.

“O Grêmio reitera seu compromisso institucional em promover ações de conscientização e educativas sobre a importância e o respeito pela diversidade e contra toda e qualquer ato de discriminação racial, homofóbica, de classe social e credo religioso”, finalizou.

O fato aconteceu na partida entre Grêmio e Cruzeiro. Foto: Lucas Uebel/Grêmio