Governo do RS emite novos Avisos para todas as regiões Covid

Segundo o governo do Estado, o rápido aumento de casos e internações pela doença, além de outras enfermidades, foi a motivação da medida.

Governo do Rio Grande do Sul emitiu nesta quarta-feira (1º) novos avisos a todas as 21 regiões Covid.

É a terceira semana consecutiva em que isso ocorre, depois de nove semanas sem Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul.

Segundo o governo do Estado, o rápido aumento de casos e internações pela doença, além de outras enfermidades, foi a motivação da medida.

“Estamos diante de um momento em que várias doenças, não só a covid-19, estão circulando, contaminando e causando superlotação de emergências e urgências, e um número alto de casos envolvendo crianças e de idosos ”, alertou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Indicadores 

O aumento de casos de covid-19 ocasionou elevação no número de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados – de 341 em 9 de maio para 737 em 31 de maio, ou seja, mais que duplicando em três semanas.

Segundo o governo do Estado, a variação de confirmados e suspeitos em UTI, no mesmo período, de 9 a 31 de maio, passou de 134 para 215 – aumento de 60%.O contágio acelerado também já traz reflexos ao número de óbitos causados pela doença.

No início de maio, a média móvel de óbitos diários no Rio Grande do Sul era quatro. Na última semana deste mês, a média móvel diária subiu para oito.

O governo do Estado reforça a importância da vacinação e uso de máscaras.

Confira mais notícias sobre saúde