Família de Dom Phillips critica informações contraditórias após PF desmentir localização de corpos

A Polícia Federal diz que encontrou pertences de Phillips e do indigenista Bruno Pereira e aguarda o resultado de perícia em material orgânico aparentemente humano localizado durante as buscas.

A família do jornalista britânico Dom Phillips divulgou nesta terça-feira (14) um comunicado criticando as informações contraditórias do governo brasileiro a respeito do desaparecimento do repórter e do indigenista Bruno Pereira. Os dois sumiram na Amazônia no último dia 5 de junho, enquanto viajavam entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no oeste do Amazonas, em uma região conhecida como Vale do Javari, que abriga uma grande quantidade de povos isolados.

No comunicado, a família de Phillips diz que na última segunda-feira (13), por volta de 8h30 (horário britânico), um representante da Embaixada do Brasil em Londres, Roberto Doring, entrou em contato para repassar informações recebidas de um canal oficial.

“Ouvimos por telefone que dois corpos tinham sido encontrados, mas que (devido ao fato de que ainda era início de manhã no Brasil) a identificação ainda não havia sido feita”, afirma a nota, que é assinada por dois irmãos, dois cunhados e dois sobrinhos de Phillips.

“Até o presente momento, 8h30 de 14 de junho no horário britânico, não tivemos atualizações e, para complicar nossa já angustiante situação, fomos informados de forma confiável de que a Polícia Federal do Brasil está contradizendo isso”, acrescenta o comunicado.

A família do jornalista ainda diz esperar que o tempo permita “reconciliar” os diferentes relatos sobre o desaparecimento.

“Escolhemos não dar entrevistas à imprensa sobre a atual situação e ofereceremos essa declaração na esperança de que ela explique o que sabemos e o desafio que nós temos para entender o que aconteceu”, afirma a nota.

A Polícia Federal já encontrou pertences de Phillips e Pereira e aguarda o resultado de perícia em material orgânico aparentemente humano, mas nega que dois corpos tenham sido achados na região das buscas.