Exame de espirometria volta a ser oferecido em Porto Alegre

A espirometria é um exame essencial para o diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Após um período de dois anos, o Ambulatório de Especialidades do IAPI, em Porto Alegre, retomou o exame de espirometria para pacientes com problemas respiratórios.

A oferta havia sido interrompida em todo o país, devido ao risco de contaminação pelo coronavírus, seja de pacientes, seja de profissionais necessários para realização do exame.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a partir desta semana, o exame está sendo oferecido no Ambulatório de Especialidades do IAPI, e até 10 de julho um novo espirômetro começará a ser operado no Ambulatório de Especialidades do Centro de Saúde Santa Marta.

Com os dois equipamentos em operação, a capacidade de oferta atual será de 280 exames por mês.

“A intenção é dobrar essa capacidade até o final do mês de julho”, destaca a coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Cláudia Reck.

Exame essencial

A espirometria é um exame essencial para o diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias e para o monitoramento e acompanhamento de pacientes com DPOC e asma.

Com ele também será possível acompanhar sequelas em pacientes que tiveram covid-19. O serviço não é oferecido aos pacientes por demanda espontânea, ou seja, a solicitação deve ser feita por médicos das unidades de saúde ou especialistas.

“A requisição poderá ser feita por médicos da Atenção Primária à Saúde já na primeira consulta, facilitando o acesso dos pacientes ao exame que é tão necessário para o tratamento das doenças respiratórias”, enfatiza Cláudia.

Exames de espirometria realizados no Centro de Saúde Iapi. Foto: Cristine Rochol/PMPA