Defesa Civil alerta para cheia dos rios Caí, Taquari e Uruguai

Compartilhe:
Parque Municipal da Lagoa, às margens do rio Taquari, em Estrela. Foto: Prefeitura de Estrela / Divulgação

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul emitiu alertas para a cheia de rios por causa da chuva intensa dos últimos dias. As advertências, divulgadas nesta quinta-feira (23), são para as cidades banhadas pelos rios Caí e Taquari e do Alto Uruguai.

Conforme o órgão de proteção civil, no caso do rio Caí, a estação Barca do Caí, que fica em São Sebastião do Caí, está acima da cota de inundação. O nível do rio está em 10,17 metros e segue com tendência de crescimento.

O rio Taquari também está em elevação em todo o trecho do baixo Taquari-Antas. A estação de Estrela já está acima da cota de inundação. A reportagem não conseguiu obter os dados da estação hidrometeorológica de estrela nos sistemas da Sala de Situação ou da ANA (Agência Nacional de Águas). No entanto, conforme a Prefeitura de Estrela, o nível do rio Taquari alcançou 19,11 metros às 10h45.

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito de Estrela, Frederico Diehl, sete vias estão interrompidas por conta da cheia do Taquari.

E, ontem, foi emitido um alerta para a cheia do rio Uruguai, na região de divisa com o estado de Santa Catarina. O curso de água teve elevação no trecho entreos municípios gaúchos de Iraí e Itapiranga.


Compartilhe: