Brasileiro e mais cinco turistas vão ao Espaço em cápsula da Blue Origin

O mineiro de 28 anos foi sorteado pela companhia fundada pelo bilionárioo Jeff Bezos, dono da Amazon, que organizou a viagem.

O engenheiro de produção (sentado, à esquerda) é o primeiro turista brasileiro a ir ao espaço.

A espaçonave New Shepard, da Blue Origin, foi lançado na manhã deste sábado (4) da base da empresa norte-americana no Texas, em seu quinto voo tripulado com seis turistas espaciais a bordo, incluindo o brasileiro Victor Correa Hespanha.

O engenheiro de produção é o primeiro turista brasileiro a ir ao espaço. O mineiro de 28 anos foi sorteado pela companhia fundada pelo bilionárioo Jeff Bezos, dono da Amazon, que organizou a viagem. Hespanha garantiu sua vaga no voo depois de ter adquirido, por cerca de R$4 mil, um NFT (Tolkien não fungível).

O voo suborbital decolou às 10h26 e foi concluído com sucesso após 10 minutos. Entre os turistas estava Katya Echazarreta, que se tornou a primeira mulher mexicana a ir ao espaço. A jovem de 26 anos é engenheira, vive nos Estados Unidos e já trabalhou na Nasa.

Também fizeram parte da viagem os americanos Evan Dick, ex-chefe de testes da Nasa, o empresário e ex-participante de um reality show de aventura Jaison Robinson, e o aposentado da Marinha Victor Vescovo, além do empresário e piloto de avião britânico Hamish Harding.

Antes da decolagem, o astronauta veterano Charles Duke, um dos 12 homens que já pisaram na lua, parabenizou a tripulação pela viagem histórica. “É uma aventura emocionante. Façam boa viagem e espero vê-los quando retornarem”, disse.

Todos os membros da tripulação levaram um objeto consigo. Hespanha, por sua vez, carregou uma bandeira do Brasil.