Brasil registra mais um caso de varíola dos macacos

No momento, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra cinco casos de varíola dos macacos confirmados.

Nesta quarta-feira (15), foi confirmado mais um caso de varíola dos macacos no Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro nesta quarta o primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox) na cidade. O paciente é um brasileiro, de 38 anos, mas que mora em Londres, na Inglaterra.

Ele chegou ao Brasil no sábado (11) e, no dia seguinte, procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz).

As amostras clínicas foram encaminhadas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é referência nacional. O resultado positivo para a doença foi liberado ontem (14).

“Ele está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento”, informou a secretaria.

No momento, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra cinco casos confirmados, sendo três em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Oito casos seguem em investigação.