Evento simula acidente e resgate na Orla do Guaíba, em Porto Alegre

Circuito Urbano na Orla do Guaíba alerta para riscos em acidentes de trânsito.

A Smmu (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realizaram o 2º Circuito Urbano, na Orla do Guaíba, em Porto Alegre neste sábado (11).

O objetivo foi proporcionar uma experiência à população sobre situações de perigo na circulação, em um ambiente controlado, que reproduz as principais causas de acidentes registrados em Porto Alegre.

A ação, que contou com atividades voltadas a pedestres, ciclistas e motoristas, chamou atenção do público que compareceu à região e vivenciou algumas experiências.

“Nosso principal intenção foi conscientizar a população a respeito da segurança no trânsito e chamar a atenção em relação ao comportamento no trânsito e o quanto ele interfere, tanto na sua segurança quanto na das outras pessoas”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Uma das ações educativas de impacto foi a da simulação de capotamento para conscientizar sobre a importância do uso correto do cinto de segurança.

O equipamento transmitiu como se comporta o corpo nesse tipo de acidente. Durante a dinâmica, os participantes foram orientados em como proceder para saída com segurança nesses casos.

Foto: Giulian Serafim / PMPA