Vídeo de tornado na República Tcheca viraliza como se fosse no Chuí, no Rio Grande do Sul

Vídeo compartilhado por meio de aplicativos de mensagem instantânea e em redes sociais atribui a passagem do ciclone Yakecan por Chuí, no Sul do RS.

Vídeo compartilhado em redes sociais atribui vídeo ao ciclone Yakecan. Foto: reprodução de vídeo / Divulgação

Um vídeo compartilhado por meio de aplicativos de mensagem instantânea e em redes sociais atribui a passagem do ciclone Yakecan por Chuí, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul.

As publicações apontam que a tempestade tropical teria atingido a cidade por volta das 13h desta terça-feira (17). Outras publicações apontam que o fenômeno foi em Mostardas ou Rio Grande, também na Região Sul do Estado (confira a previsão do tempo no final da página).

No entanto, a informação é falsa, pois o vídeo divulgado é de um tornado que atingiu a localidade de Hodonin, na República Tcheca, em 24 de junho de 2021 (veja abaixo). Um vídeo que mostra o fenômeno, compartilhado no YouTube, tem mais de 65 mil visualizações.

O vídeo compartilhado como se fosse no Chuí começa depois de cerca de 30 segundos do vídeo original e não mostra a parte da aproximação do tornado. É possível ver apenas quando os ventos fortes começam a atingir com violência e, depois, derrubam mais de uma dezena de árvores. Na cena também é possível ver um muro sendo danificado pela força do vento.

O tornado que atingiu várias cidades do sudeste da República Tcheca em 2021 deixou mais de 100 feridos, segundo autoridades locais. Centenas de habitações foram total ou parcialmente destruídas.

Vídeo do tornado que atingiu Hodonin, na República Tcheca, em 2021

Previsão do tempo

O ciclone Yakecan está se aproximando da costa do Rio Grande do Sul nesta terça-feira e pode se tornar uma tempestade tropical. São esperadas chuvas para todas as regiões do Rio Grande do Sul, com risco de acumulados elevados e rajadas de vento intensas, especialmente na faixa leste.

Com a atuação da massa de ar polar, também não se descarta a chance de chuva congelada em pontos isolados e neve nas áreas mais altasda Serra gaúcha.

Alerta de chuvas intensas, ventania, frio e neve

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta para toda a costa do Rio Grande do Sul por causa da tempestade subtropical Yakecan. A área de abrangência envolve o Litoral Sul, a Costa Doce, o Litoral Norte, parte da região metropolitana, parte da Serra e todo o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Toda a costa do estado de Santa Catarina também está na área de perigo.

Além de ventos costeiros muito fortes, toda a faixa leste do RS tem advertência, na cor laranja, para a possibilidade de chuvas intensas. O motivo é o deslocamento de áreas de instabilidade associadas ao ciclone tropical, que podem trazer chuva para a região Sul, Litoral Médio, Costa Doce, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, região metropolitana, Serra, Litoral Norte, além do Vale do Sinos, do Caí e do Paranhana.

Na Serra, a chuva e a onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul podem provocar neve. A precipitação invernal pode ocorrer nos municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Esmeralda, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria, segundo o INMET.

Todo o Rio Grande do Sul segue com alerta para a onda de frio, com temperaturas que podem chegar a 3°C na região da Campanha.