Paciente com suspeita de contágio por varíola dos macacos é monitorado em Porto Alegre

O paciente em monitoramento é um homem que desembarcou em Porto Alegre após retornar de Portugal no dia último dia 10. 

Um paciente com sintomas semelhantes ao de varíola dos macacos está sendo monitorado em Porto Alegre. O caso, que ainda pode evoluir para suspeito, está em avaliação por parte da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Ministério da Saúde. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (30).

O paciente em monitoramento é um homem que desembarcou em Porto Alegre após retornar de Portugal no dia último dia 10. Segundo a SES, o paciente tem diagnóstico confirmado para outra doença, o que – a princípio – descartaria o caso.

O indivíduo fez exames nesta segunda-feira (30) para confirmar ou descartar o contágio da infecção viral. O teste consiste em um exame RT-PCR semelhante ao utilizado para detecção da Covid-19.

De acordo com o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), do Ministério da Saúde, o paciente começou a sentir dores de cabeça, febre, e teria observado o aumento dos gânglios linfáticos três dias após desembarcar em Porto Alegre. O Centro foi notificado há uma semana.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que, até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil. Dois casos, um no Ceará e outro em Santa Catarina, são considerados suspeitos.

Mais de vinte países em lugares onde o vírus monkeypox não costuma circular já registraram casos desde o início do mês. A Europa é a região mais afetada, com quase 70% dos diagnósticos concentrados na Espanha, no Reino Unido e em Portugal. Além de nações europeias, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Israel e Emirados Árabes Unidos também relataram infecções.