Terremoto de magnitude 7,2 atinge a fronteira entre Peru e Bolívia

O movimento telúrico, que durou mais de um minuto, foi sentido em diversas cidades dos dois países.

Um forte terremoto atingiu a região de fronteira entre o Peru e a Bolívia na manhã desta quinta-feira (26). O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) avaliou o tremor como sendo de magnitude 7,2 na Escala Richter.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 218 quilômetros, de acordo com o USGS. O tremor de terra começou às 8h02 da manhã (horário local), 9h02 no horário de Brasília.

O epicentro foi localizado no sul do Peru, cerca de 13 quilômetros a oeste-noroeste da cidade de Azangaro. O movimento telúrico, que durou mais de um minuto, também foi sentido em Arequipa, Cusco, Tacna, Moquegua e Apurímac, causando alerta na população.

Foto: USGS / reprodução
Até o momento, as autoridades locais não relataram danos pessoais ou materiais como resultado do terremoto. A Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru descartou que o movimento telúrico gere um tsunami na costa peruana.

Na Bolívia, La Paz – que está localizada a cerca de 320 quilômetros a sudeste do epicentro – também sentiu o abalo. Prédios tremeram na capital boliviana, mas não houve relatos de danos estruturais ou feridos na cidade, segundo informações da Associated Press.

As edificações mais altas foram evacuadas como medida de precaução. O Observatório San Calixto especificou que o movimento na Bolívia foi considerado “superficial”.