Tempo: semana será de frio intenso no RS; Há possibilidade de chuva congelada

Segundo a previsão do tempo, durante a semana, há chance de geada e de precipitação invernal no Rio Grande do Sul.

O fim de maio e o início de junho de 2022 serão frios e com muita umidade na maior parte do Sul do Brasil.

Durante a semana, há chance de geada e de precipitação invernal no Rio Grande do Sul. Conforme a Climatempo, a precipitação invernal (ou de inverno) é aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida.

A neve é um dos tipos de precipitação de inverno, mas podemos ter também chuva congelada ou chuva congelante.

Segundo a Climatempo, a passagem de uma nova frente fria nos próximos dias provoca chuva e traz mais frio de origem polar para o Rio Grande do Sul. A queda da temperatura começa a ser sentida nesta segunda-feira (30).

Nesta segunda, o frio será intenso na Fronteira Oeste e na região de Campanha gaúcha pode amanhecer com geada. O dia será marcado por nebulosidade em vários pontos do Estado, mas não há previsão de chuva.

Na terça-feira (31), o frio ganha mais força e as condições para geada aumentam sobre o Rio Grande do Sul. Há possibilidade de pancadas isolas de chuva na Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana.

Conforme a Climatempo, a condição de muita umidade e atmosfera bastante fria será novamente observada na região serrana do Rio Grande do Sul. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nos pontos mais altos desta região.

Nesta situação, não se poderia descartar a possibilidade de ocorrência de algum tipo de precipitação invernal no fim da tarde.

Na quarta-feira (1), o frio de origem polar segue atuando no Estado. A circulação de ventos aumenta a nebulosidade no Noroeste e Norte e nestas regiões pode chover em vários momentos do dia, com moderada a forte intensidade.