Shopping João Pessoa receberá novo Posto de Identificação do IGP

A unidade do Posto de Identificação do IGP deve ser inaugurada no segundo semestre deste ano.

A realização de carteiras de identidade em Porto Alegre vai mudar de endereço a partir do segundo semestre de 2022. O Posto de Identificação do IGP (Instituto-Geral de Perícias), órgão responsável pelo sistema de identificação civil no Rio Grande do Sul, irá ser transferido para o Shopping João Pessoa. Atualmente, o atendimento é realizado na avenida da Azenha, número 255, em frente ao estabelecimento comercial.

Uma das prioridades do posto é oferecer um ambiente mais amplo, atendendo às necessidades de segurança e distanciamento social. A unidade será inaugurada no segundo semestre deste ano. A assinatura do início das obras aconteceu nesta terça-feira (24).

O João Pessoa é o shopping mais antigo da cidade e se destaca pelo fácil acesso, com integração às linhas de ônibus e a proximidade com o centro da cidade, o que facilitará o deslocamento para quem precisar agendar o atendimento. A gerente do Shopping João Pessoa, Cristiane Bernardo, salienta que o empreendimento é uma referência para os porto-alegrenses há 50 anos e segue se renovando com serviços essenciais.

“A nova unidade atenderá uma demanda regional muito importante, reforçando o protagonismo do João Pessoa. Temos a infraestrutura que o Governo do Estado buscava e agora agregamos mais um serviço que terá segurança e eficiência”, destaca.

A nova sede será no 2º Piso do Shopping João Pessoa, em frente aos caixas eletrônicos – Foto: Gregóri Berto/ SSP

Como será o atendimento do IGP no Shopping João Pessoa

Essa é a primeira central de atendimento do IGP dentro de um shopping center em Porto Alegre. “O João Pessoa foi o escolhido pela receptividade à proposta e pela localização, junto ao nosso endereço mais tradicional. O local traz comodidade e um ambiente moderno para o cidadão e os nossos servidores”, afirma a Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser.

Na nova sede do Posto de Identificação, será realizado o encaminhamento para 1ª ou 2ª via da Carteira de Identidade. O agendamento do serviço vai continuar sendo feito através do site do IGP.

A previsão é de que o horário de funcionamento seja de 2a a 6a feira, das 9h às 19 horas, e que sejam encaminhados aproximadamente 400 documentos por dia. A unidade ficará localizada no 2º Piso do shopping, em frente aos caixas eletrônicos.

Para o Secretário da SSP, coronel Vanius Cesar Santarosa, o novo local deve descentralizar a forma de atendimento na capital. “Abrindo uma sede dentro de um shopping center dá mais qualidade e melhora o atendimento do cidadão, então é uma iniciativa muito importante na linha de qualificação do serviço público”, declarou.