Rio Grande do Sul tem temperaturas abaixo de 0ºC e geada nesta terça-feira

Ao menos sete cidades gaúchas monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia registraram temperaturas negativas.

A última terça-feira de maio (31) começou com muito frio em todo o Rio Grande do Sul. Ao menos sete cidades monitoradas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram temperaturas negativas. Houve registro de geada em diversas cidades gaúchas.

São José dos Ausentes, no alto dos Campos de Cima da Serra, foi a campeã do frio hoje, com -1,7°C. Foi seguida de perto por Canela, na região das Hortênsias, com -1,3°C. Quaraí, na Fronteira Oeste, registrou -1°C.

Vacaria teve -0,9°C, seguida por Cambará do Sul, com -0,8°C; Bagé com -0,7°C e Santana do Livramento, com -0,5°C. Soledade teve 0°C. Em Porto Alegre, fez 5,2°C (positivos). Foi, até o momento, a menor temperatura registrada na Capital em 2022.

A tendência para a tarde desta terça-feira (31), é que as chuvas retornem em áreas de divisa com Santa Catarina, devido à influência de uma área de baixa pressão no norte gaúcho.

Na quarta-feira (1º), a baixa pressão se aprofunda ao longo do dia e favorece a entrada de chuvas moderadas a fortes entre o Norte e o Nordeste gaúcho, áreas com risco de acumulados elevados. No restante do estado, o tempo continua firme, com sensação de frio e bastante nebulosidade. A tendência é que as chuvas sigam nestas regiões na quinta-feira (2).

Conforme o INMET, o frio é causado por uma massa de ar seco de origem polar. Esse sistema, que chega ao Estado sempre após uma frente fria, deixa o tempo aberto. O frio deve prosseguir nos próximos dias.

Leia mais notícias do Tempo