Rio Grande do Sul tem mais de 2,6 mil atingidos pelas chuvas, aponta Defesa Civil

Sete municípios constam na relação de cidades afetadas pelos temporais no Rio Grande do Sul.

Passa de 2,6 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde quarta-feira da semana passada (27/4). Os dados são da Defesa Civil do Estado e foram divulgados às 17h30 da tarde.

Conforme o órgão de proteção civil, são 2.305 desalojados (abrigados na casa de parentes e amigos) e outros 327 desabrigados (atendidos em locais públicos). Sete municípios constam na relação de cidades afetadas pelos temporais no RS.

Em Quaraí, na Fronteira Oeste, sete pessoas seguem fora de casa. O rio Quaraí segue baixando e a maioria dos acessos na cidade estão sendo liberados, de acordo com a Defesa Civil. Nas chuvas da semana passada, um militar do Exército morreu após sofrer uma descarga elétrica no dia 25 de abril.

Alegrete ainda tem a pior condição do Estado. São mais de 2.300 pessoas fora de casa por causa da cheia do rio Ibirapuitã. São 220 pessoas na casa de amigos e outras 2.100 em abrigos públicos.

Em Dom Pedrito, a cheia do rio Santa Maria obrigou que 17 pessoas deixassem suas casas. São 10 desabrigados e 7 desalojados, conforme a Defesa Civil e a Prefeitura do município.

Já em São Gabriel, ao menos 900 casas foram atingidas pela elevação do nível do Rio Vacacaí que está 6,5 metros acima do nível normal. No sábado, foi constatado que a ponte sobre o rio Pedroso na ERS-630 cedeu. Uma pessoa está na casa de amigos ou parentes e outras 136 estão em abrigos fornecidos pelo município.

No município de Lavras do Sul, não há registro de desabrigados ou desalojados. A Defesa Civil realizou uma visita técnica para avaliação dos danos causados por inundação. A Prefeitura do município recebeu um rolo lona de 600m². A administração municipal deve decretar emergência.

No Vale do Taquari, Lajeado registra desabrigados e desalojados por causa da cheia do Rio Taquari. Famílias foram retiradas de casa. Conforme a Defesa Civil, são 76 desabrigados e 138 desalojados no município. E em Taquari, são 13 desabrigados por causa da cheia do rio que dá nome ao município.

Famílias atingidas precisam de ajuda

Você pode ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Devido aos últimos eventos meteorológicos, muitas famílias tiveram que deixar suas residências, perdendo seus pertences.

Doações são recebidas diretamente nas prefeituras dos municípios afetados, especialmente em Alegrete, Dom Pedrito, Jaguari, Quaraí, Rosário do Sul e Uruguaiana. Para quem não está nessas regiões, a Defesa Civil recebe materiais na Central de Doações do Estado, na avenida Borges de Medeiros, número 1501, no Centro de Porto Alegre. Nesse local, as doações são recebidas diariamente, das 8h às 18h. Contatos podem ser feitos através do telefone (51) 3288-6781.

Em todas as cidades do interior do Estado, os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar estão recebendo donativos. Veja aqui os endereços dos batalhões em todo o Estado. Ao entregar os materiais, a corporação pede para que seja informado que a doação é para as famílias atingidas pelas chuvas.