Rio Grande do Sul registra geada e sensação térmica negativa em cidades da Serra

Em São José dos Ausentes, a temperatura chegou a 3,4°C, com sensação de -4,1°C.

Compartilhe:

Uma massa de ar seco e frio deixa o tempo firme e com temperaturas baixas no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (13). Várias cidades gaúchas tiveram formação de geada ao amanhecer.

Em São José dos Ausentes, a temperatura chegou a 3,4°C, com sensação de -4,1°C, de acordo com dados da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Vacaria teve mínima de 4,1°C (positivos) e sensação de -3,7°C às 4h da manhã, também segundo dados da estação automática do INMET.

Em Porto Alegre, o frio foi de 10°C. A sensação térmica na Capital, no entanto, foi de 12°C.

Não existe previsão de chuva no Estado nesta sexta (13). Amanhã, chove na Fronteira Oeste desde a madrugada. Depois, as precipitações avançam para as demais regiões ao longo do dia.

Existe a chance de chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo entre o noroeste e o norte gaúcho. A tendência é que as chuvas ainda se mantenham na metade leste no domingo, devido ao avanço lento desta frente fria.

Próximos dias prometem frio intenso no RS

Para os próximos dias, essa nova frente fria que avança pelo Sul do Brasil e provoca chuva no Rio Grande do Sul, virá acompanhada de um ciclone extratropical e um por uma intensa massa de ar polar, que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma bastante expressiva.

O ciclone no oceano ajuda a levar um pouco de umidade para o continente. A junção desta umidade com o ar frio pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação de inverno no Rio Grande do Sul, principalmente na Serra.

Conforme a previsão, o frio mais intenso está previsto para o período que vai de terça-feira até quinta-feira da próxima semana.


Compartilhe: