Prefeitura de Porto Alegre assina compromisso mundial em defesa do clima

O fato ocorreu durante a participação do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, no Congresso Mundial do Iclei, realizado na cidade sueca de Malmö

Porto Alegre formalizou nesta quarta-feira (11) a adesão ao Compromisso de Malmö. O fato ocorreu durante a participação do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, no Congresso Mundial do Iclei, realizado na cidade sueca de Malmö.

O Iclei, Governos Locais pela Sustentabilidade, é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais que busca o desenvolvimento urbano sustentável. Na edição deste ano do congresso, gestores municipais de diferentes continentes foram recebidos pela prefeita de Malmö, Katrin Stjernfeldt Jammeh.

Esta é mais uma viagem internacional realizada pelo prefeito Sebastião Melo, na Dinamarca e na Suécia, em busca de projetos sustentáveis que possam ser replicados na capital gaúcha. A meta é cumprir o compromisso firmado na Cúpula Mundial do Clima, em Glasgow, no ano passado, de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050. A programação do Congresso Mundial do Iclei segue na quinta-feira (12).

Para o prefeito Sebastião Melo, os desafios climáticos são graves e reais no mundo todo. Para ele, aderir ao compromisso significa que “faremos parte efetiva de uma grande rede que dará instrumentos para desenvolvermos projetos sustentáveis e avançar de fato em Porto Alegre”, afirma.

Já o secretário Germano Bremm diz que, com a assinatura, Porto Alegre passa a ter acesso a ferramentas, recursos e boas práticas que apoiam o planejamento e a implementação do desenvolvimento sustentável na Capital. “Além de todos os projetos que já desenvolvemos, como terrários urbanos, rooftops sustentáveis, vamos acompanhar em tempo real o que o mundo está fazendo de melhor pelo clima e assim poderemos adaptar para a nossa realidade”, explica.

​​Por fim, a diretora de Políticas e Projetos de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, afirmou que “o compromisso aborda o fato de que as crises do clima e da natureza afetaram profundamente componentes sociais. Sem reconhecer e focar ativamente nesses componentes, soluções de sustentabilidade podem aumentar ainda mais as desigualdades sociais”, afirma.

Os resultados serão apresentados no próximo Congresso Mundial do Iclei, em 2024. Além da Capital, também aderiram ao compromisso de Malmö a Área Metropolitana del Valle de Aburrá, Manizales, Recife e Santa Fé.