Ouça no Meio-Dia: a Petrobras em lista de privatização e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 31 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Secretaria Estadual da Saúde passou a considerar, nesta segunda-feira, como suspeito da varíola do macaco um caso que estava em monitoramento desde sexta-feira. Trata-se de um residente de Portugal que se encontra em viagem a Porto Alegre. O caso segue em monitoramento e em acompanhamento clínico na residência de familiares. Para ser considerado suspeito, o caso precisa ser de um indivíduo que, a partir do último dia 15 de março, apresente início súbito de febre, adenomegalia, que é o aumento dos linfonodos do pescoço, além de erupção cutânea aguda do tipo papulovesicular de progressão uniforme e que apresente um ou mais dos seguintes sinais ou sintomas: dor nas costas, astenia, que é a perda ou diminuição da força física, e dor de cabeça. Recentemente, casos de infecção do vírus têm sido relatados em Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. Até pouco tempo, todos os casos fora da África eram casos importados de viajantes recentes à República Democrática do Congo ou à Nigéria. Os casos reportados em maio de 2022 são os primeiros casos autóctones, cuja via de transmissão ainda não se sabe ao certo. O chamado monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varíola do macaco” ou “varíola símia”, é um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem. A infecção tem sintomas bem similares à varíola humana, porém com baixas taxas de transmissão e de letalidade. Além do caso de Porto Alegre, o Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30), que foi notificado sobre dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um no Ceará e o outro em Santa Catarina.

A Prefeitura de Porto Alegre decidiu antecipar a Operação Inverno deste ano, antes prevista para começar no dia 4 de junho. A ação no Ginásio Tesourinha será retomada nesta terça e quarta-feira, a partir das 19h, com 60 vagas de acolhimento para pernoite.
Para o acolhimento no Tesourinha, a prefeitura solicita a doação de materiais de higiene pessoal, papel higiênico e insumos para café da manhã como leite, achocolatado, suco e café. Também está em vigor a Campanha do Agasalho 2022. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha. A rede municipal oferece 590 vagas para pessoas em situação de rua em albergues e pousadas. Como retaguarda, há dez paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre preparadas para acolher dez pessoas em cada uma. Ao todo são 690 vagas disponíveis.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril. Isso significa que 11,3 milhões de brasileiros estão sem trabalho. O dado foi divulgado pelo IBGE nesta terça-feira. Trata-se da menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em abril desde 2015, quando foi registrado 8,1%. O desemprego caiu 0,7 ponto percentual em relação aos 3 meses imediatamente anteriores e 4,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. O IBGE destacou que o número de pessoas ocupadas é de 96,5 milhões, o maior da série histórica, iniciada em 2012. Houve alta de 1,1% na comparação com o trimestre de novembro a janeiro e de 10,3% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. A mínima da série histórica, registrada em 2014, é de 6,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad.

O Ministério de Minas e Energia formalizou ao Ministério da Economia o pedido de inclusão da Petrobras na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI. Na prática, a medida representa um movimento na direção da privatização da estatal. O novo chefe da pasta, Adolfo Sachsida, já havia indicado que faria isso quando assumisse a pasta. Em uma nota, o Ministério de Minas e Energia disse que a proposta é oportuna devido à conjuntura energética corrente, em face da situação geopolítica mundial, das discussões sobre o ritmo da transição energética e do realinhamento global dos investimentos. No mesmo texto, o Ministério afirma que o processo é fundamental para a atração de investimentos para o país e para a criação de um mercado plural, dinâmico e competitivo, o qual promoverá ganhos de eficiência no setor energético e uma vigorosa geração de empregos para os brasileiros. O PPI é vinculado ao Ministério da Economia e presidido pelo ministro Paulo Guedes. O programa é o responsável por gerir os projetos de privatização e concessão. Na última sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que incluiu a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) no PPI. Com esta solicitação do Ministério de Minas e Energia, o programa precisa acrescentar a Petrobras para que o presidente assine um decreto corrigido.

A manhã foi de geada em algumas cidades do Rio Grande do Sul. Também houve registro de temperaturas negativas. Casos de Canela, Quaraí, Bagé, Santana do Livramento, Vacaria e Cambará do Sul. Nesta terça-feira, a massa de ar polar segue forte e mantém o tempo estável no Rio Grande do Sul. A partir da tarde, as chuvas retornam em áreas de divisa com Santa Catarina, devido à influência de uma área de baixa pressão no norte gaúcho. Nesta terça, a previsão é de chuva apenas para a Serra gaúcha, região onde pode ocorrer chuva congelada, principalmente nas áreas mais altas. Na quarta-feira, a baixa pressão se aprofunda ao longo do dia e favorece a entrada de chuvas moderadas a fortes entre o Norte e o Nordeste gaúcho. Nestas áreas, existe o risco de acumulados elevados. No restante do estado, o tempo continua firme, com sensação de frio e bastante nebulosidade. A tendência é que as chuvas sigam nestas regiões na quinta-feira.